Total de visualizações de página

Maicosuel decreta: ‘Não admito entregar o título para outro clube’

Meia, que tem esbanjado vontade nos últimos jogos, assume a responsabilidade de ajudar a decidir as partidas na reta final

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Nos últimos jogos da equipe no Brasileiro, o torcedor do Botafogo tem se acostumado a ver pelo lado esquerdo um jogador numa correria sem fim. Na reta final do campeonato, Maicosuel parece ter resgatado o bom futebol e, com ele, a vontade de vencer a qualquer custo. Seja para armar jogadas ou para ajudar na defesa, o camisa 7 tem tentado mostrar na raça o quanto quer o título brasileiro. O resultado disso são as sucessivas câimbras ao fim das partidas e até um pequeno desentendimento com o técnico Caio Júnior. Ao fim do jogo contra o Avaí, o meia foi substituído e ficou bastante irritado. Mas garante não ter sido um problema com o chefe.

maicosuel entrevista botafogo (Foto: André Durão/Globoesporte.com)Maicosuel diz que tem que fazer valer o investimento do Bota (Foto: André Durão/Globoesporte.com)
 
- Fiquei chateado porque queria continuar jogando. Eu achava que a gente ia ganhar e eu queria estar ali dentro de qualquer jeito para ajudar. Mas não houve briga. Ele decidiu me tirar e isso faz parte do trabalho dele e eu respeito. Não fiquei chateado com o Caio, mas de ter sentido as câimbras e ter saído – garante.



O excesso de vontade vem não só da ambição de ser campeão brasileiro, mas também da responsabilidade que carrega.

Afinal, a torcida sempre espera algo mais de um jogador que ganhou o apelido de Mago.

- Eu sei que a torcida espera ver o Maicosuel de antes, aquele que jogou aqui antes de ir para a Europa. E eu me cobro para dar isso a eles. Infelizmente, tive uma lesão grave e tive dificuldade de readaptação no retorno. Mas estou conseguindo jogar um pouco melhor. Sempre acho que tenho que melhorar. Tenho que render o que esperam de mim, até para não ficar aquela sensação de que foi um dinheiro jogado fora com a minha contratação.
Penso na Seleção e em conquistar prêmio individuais. Isso seria muito importante para a minha carreira"
Maicosuel
 
Maicosuel é conhecido no Botafogo por cobrar demais de si mesmo. No período em que regressou aos campos após uma lesão grave no joelho que o deixou parado por sete meses, precisou de atenção especial da comissão técnica. Agora, reencontrando seu melhor futebol, faz questão de fazer valer a pena todo o esforço e sacrifício tanto de sua parte quanto do Botafogo.

- A vontade vem de querer vencer, de saber tudo que eu passei e de que o Botafogo tem um grupo maravilhoso. A gente tem uma chance espetacular nas mãos. Podemos ser campeões e colocar o time de volta na Libertadores depois de tantos anos. Eu não admito entregar o título para outro clube. Se chegar no final e a gente não ganhar, mas tivermos feito tudo que podíamos, vou ter que aceitar, faz parte do futebol e será mérito de outra equipe. Mas a gente tem que saber que tem um grupo fantástico, com um ambiente ótimo e que precisamos brigar até o último minuto.



Com o título, Maicosuel espera que venham outros presentes. O jogador diz que tem se esforçado para que lembrem dele em outros momentos importantes (assista a todos os gols de Maicosuel no Brasileiro).

- Penso na Seleção e em conquistar prêmio individuais. Isso seria muito importante para a minha carreira.

Função defensiva
No esquema adotado por Caio Júnior, Maicosuel, pela esquerda, e Herrera ou Elkeson, pela direita, têm a missão de marcar o lateral adversário e, com isso, recuar várias vezes até à defesa para auxiliar a zaga. O meia diz que esse era um hábito de quando jogava na Europa, mas que tinha perdido no Brasil.

Números no Brasileiro  
Gols 4
Assistências 5
Média do Armandão 6.12

- Com o Caio, tenho que recuar um pouco mais e marcar o lateral. Fazia muito isso na Alemanha, mas aqui tinha perdido o cacoete de marcar. É uma coisa que o torcedor não repara muito, mas que é importante para o time.

A estratégia, claro, tem seus reflexos no fim da partida. Normalmente esgotado, Maicosuel diz que tem que seguir à risca as instruções da nutricionista Beth Vilhena para não ter perdas significativas de massa muscular.

- Eu já sou magrinho e, se não me cuidar, acabo perdendo a massa que ganhei no trabalho que fiz durante a recuperação. Não sei ao certo quanto perco por jogo, mas deve ser cerca de dois quilos. Mas a Beth dá algumas instruções para a gente se recuperar.

Com Maicosuel, o Botafogo encara o Cruzeiro, neste sábado, no Engenhão. O jogo é válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e tem início às 18h (de Brasília).
 
Maicosuel Botafogo  (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)Maicosuel diz que união do time pode trazer o título brasileiro (Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)