Total de visualizações de página

Familiares e amigos dão adeus a Luiz Mendes, no Rio de Janeiro

Com direito a bandeiras de Botafogo e Grêmio, hino do Glorioso e salva de palmas, jornalista é enterrado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro

Por Fábio Leme Rio de Janeiro
 
O Mestre se foi. Na manhã de sexta-feira, o corpo do jornalista e radialista Luiz Mendes, de 87 anos, foi enterrado no cemitério São João Batista. A despedida de um dos maiores profissionais da história do jornalismos esportivo brasileiro contou com a presença de familiares, como a esposa Daisy Lúcidi, além do filho Luiz Júnior e do neto, Júlio. Amigos e admiradores também rodeavam o jazigo de Mendes, que está situado ao lado do de outro ícone da comunicação, Armando Nogueira.

Durante a despedida do comentarista da Rádio Globo, enquanto muitos cantavam o hino do Botafogo e puxavam uma salva de palmas, as bandeiras do Glorioso, do Grêmio e do Rio Grande do Sul - seu estado natal -, foram colocadas sobre o caixão.

velório do radialista Luiz Mendes (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Bandeiras de Botafogo, Grêmio e Rio Grande do Sul cobriram o caixão de Luiz Mendes
(Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)
 
Um dos grandes companheiros de jornadas esportivas de Mendes, José Carlos Araújo, o Garotinho, lamentou a perda daquele que considera o seu mentor na profissão. Segundo o narrador, o amigo é insubstituível.

- Luiz Mendes não era só um amigo, mas sim um membro da minha família. Foi meu mestre, meu mentor. Foram 41 anos juntos e digo que se trata de um profissional insubstituível – declarou Garotinho.

O jornalista e escritor Teixeira Heizer, conhecido pelo bom uso das palavras, não soube o que dizer para definir a pessoa de Luiz Mendes. Para ele, só grandes poetas e escritores poderiam fazer tal declaração.

- Estas definições deveriam ser ditas por Fernando Pessoa ou Carlos Drummond de Andrade.

Teixeira lembrou um momento marcante ao lado do amigo com quem trabalhou durante um ano na TV Rio.

velório do radialista Luiz Mendes (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)Jazigo de Mendes ficará ao lado do de Armando Nogueira (Foto: Fábio Leme / Globoesporte.com)


- Era um jogo entre Santos e Boca Juniors na Argentina pela Libertadores. A gente fez a transmissão no meio do público e o Santos venceu. Na saída os argentinos me perguntavam o que havia acontecido, mas o Mendes pediu para eu não abrir a boca e foi ele quem falava com os argentinos com aquela qualidade na língua espanhola – lembrou.

O ex-jogador Paulo Cézar Caju falou da importância de Mendez na sua trajetória pessoal e profissional. Caju revelou que foi o radialista quem o indicou para jogar no Grêmio, após um desentendimento com a diretoria do Botafogo.

- Em 1978, quando o Botafogo vende sua sede, eu tenho um desentendimento com a diretoria e peço para sair. O Mendez, que era muito amigo do meu pai e me viu crescer, tinha ligações com o Grêmio, seu clube na infância, e logo ele me indicou para jogar lá e isso acabou se concretizando – revelou PC.

Muito emocionada e sendo amparada por amigos e familiares, a esposa de Luiz Mendes só quis agradecer.

- Muito obrigada pelo carinho. Que ele fique em paz – afirmou Daisy Lúcidi.

Luiz Mendes faleceu na quinta-feira, vítima de uma Leucemia crônica. O jornalista foi um dos fundadores da Rádio Globo.