Total de visualizações de página

Botafogo vence Corinthians em virada incrível e avança à semifinal

Cariocas recuperam desvantagem de quatro gols no segundo tempo, batem paulistas por 11 a 10 e mantêm liderança do grupo B do Rio-São Paulo

Por SporTV.com Porto Real, RJ
 
O Botafogo mostrou raça e venceu, numa virada incrível, o Corinthians por 11 a 10, na segunda rodada do grupo B do Torneio Rio-São Paulo de showbol, nesta terça-feira. Foi o segundo triunfo do Glorioso, que se classificou às semifinais após a vitória do Flamengo por 11 a 6 sobre o Santos. Os arquirrivais cariocas, empatados na ponta da chave com seis pontos, seis gols de saldo, 23 gols pró e 17 gols contra, decidem a primeira colocação no clássico de quinta-feira, às 20h (horário de Brasília). O Corinthians faz o clássico paulista contra o Santos, às 19h. Ambos os jogos têm transmissão ao vivo do SporTV.

Jogadores do Botafogo comemoram vitória no Torneio Rio-São Paulo de showbol (Foto: Reprodução/SporTV)Jogadores do Botafogo comemoram a vitória de virada sobre o Corinthians (Foto: Reprodução/SporTV)
 
Viola abriu o placar com menos de dois minutos de jogo com um golaço. Gabriel se adiantou e o centroavante corintiano lhe aplicou um lençol alto, que completou com um toque de leve. Aos quatro minutos, foi a vez de Fábio Augusto marcar com um chute cruzado, no cantinho direito, sem chances para o goleiro botafoguense. Viola voltou a marcar ao aproveitar rebote de um chute de Fábio Augusto, abrindo 3 a 0.

Pingo enfim diminuiu para os cariocas num chute de longe. A bola bateu na trave e foi nas costas de Dagoberto, rolando levemente para dentro do gol. O Corinthians, entretanto, voltou a marcar aos oito minutos, em pênalti cobrado por Fábio Augusto. Desta vez, a resposta foi imediata, novamente de Pingo, em chute no canto direito. O Timão logo retomou a vantagem de três gols com um chute de Gino em cobrança de falta.

Alemão, do Botafogo, comemora o gol da vitória sobre o Corinthians no showbol (Foto: Reprodução/SporTV) 
Alemão beija a aliança ao celebrar o gol da virada
contra o Corinthians (Foto: Reprodução/SporTV)
 
O Botafogo tinha dificuldades para sair jogando e esbarrava em seu próprio excesso de vontade, que resultou no estouro do limite de oito faltas ainda com 10 minutos por jogar na etapa, o que deu direito a um tiro livre direto para o Corinthians a cada falta sofrida até o intervalo. Alexandre Gaúcho enfim fez gol para o Glorioso num contragolpe puxado por Alemão, a seis minutos do fim, mas o Timão respondeu com um tiro livre direto de Edson Pézinho pouco depois. André Silva marcou com um balaço da intermediária, no ângulo direito de Dagoberto, mas Viola voltou a aprontar. Ele deu uma puxeta para se livrar de dois marcadores, girou com um toque de cabeça e tocou na saída de Gabriel. A diferença foi a quatro gols com mais um tiro direto de Pézinho.

- Tem que continuar que o jogo é dinâmico e sai gol toda hora. Showbol não dá para relaxar - disse João Paulo, do Corinthians, ao final do primeiro tempo, com vantagem de 8 a 4 para os paulistas.

Os cariocas voltaram com vontade e Julinho fez o quinto logo no início do segundo tempo, ao passar por dois e tocar na saída de Dagoberto. O Botafogo seguiu pressionando, mas era o Corinthians que tinha as melhores chances, como num forte chute de Fábio Augusto aos seis minutos que Gabriel salvou. Dois minutos depois, o arqueiro voltou a trabalhar, com duas defesas em chutes seguidos de Viola. O camisa 9 quase marcou novamente com um toque de cobertura, que bateu no travessão. O nono gol do Timão enfim saiu com 13 minutos restando, num chute de Gino após bola rolada por Viola.


 A resposta veio rapidamente, com uma tabela que resultou num chute de Julinho no ângulo de Dagoberto. Com cerca de oito minutos restando, o Corinthians atingiu o limite de faltas, e desta vez quem teria a vantagem de fazer tiros livres diretos seria o Botafogo. Reinaldo aproveitou a primeira oportunidade, com seis minutos restando, e diminuiu para 9 a 7. Pouco depois, o goleiro Gabriel fez um golaço ao chutar de sua própria área, no ângulo direito, da mesma forma que Dagoberto havia feito na véspera, contra o Flamengo. Um minuto depois, Hamilton empatou em mais um tiro livre direto, e virou logo em seguida, da mesma forma. (Veja todos os gols no vídeo ao lado).

Agora com as costas contra a parede, o Corinthians foi pra cima e empatou com um chute de longe de Gino. Viola quase virou a dois minutos do fim, mas errou uma bicicleta, e Alemão não perdoou, fazendo o 11º do Bota com um chute forte na ponta direita. Com 19s restando, Gabriel salvou mais uma, na cabeçada de Viola num rebote.

- Voltamos pro segundo tempo com outra atitude, tocando melhor a bola, e deu certo. Foi uma vitória da superação - comemorou Gonçalves.

Botafogo: Gabriel, Gonçalves, Pingo, Bruno Carvalho, Julinho e Reinaldo. Entraram: Alemão, Alexandre Gaúcho, Hamilton, André Silva. Técnico: Maurício.

Corinthians: Dagoberto, Pereira, Carlinhos, Fábio Augusto, Paulo Sérgio e Viola. Entraram: Gilmar Fubá, Edson Pézinho, Gino, João Paulo. Técnico: Waguininho.
Árbitro: Oscar Roberto Godói.