Total de visualizações de página

Brasil derrota Cuba no vôlei masculino e fica com o ouro no Pan do México


Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo.
GUADALAJARA - Como sempre acontece quando Brasil e Cuba se cruzam pelo caminho, não faltaram tensão, provocações, críticas à arbitragem, belas jogadas de ataque e grandes defesas na partida que decidiu o campeão pan-americano de vôlei na madrugada deste domingo, em Guadalajara. Mesmo cheio de caras novas - dos jogadores da equipe principal, só disputaram o Pan o levantador Bruninho, o meio de rede Gustavo e o líbero Mário Júnior -, o Brasil confirmou o favoritismo e derrotou o rival por 3 sets a 1 (25/11, 24/26, 25/18 e 25/17). Com o ouro, a seleção garantiu o tetracampeonato da competição (São Paulo-1963, Caracas-1983, Rio-2007 e, agora, Guadalajara-2011). 

- Cuba é uma das equipes mais fortes do mundo e, para nós, é sempre difícil jogar contra eles. Mas nós entramos concentrados, jogamos muito bem. Isso fez a diferença - disse o levantador Bruninho, que conversou com o pai, o técnico da seleção principal Bernardinho, durante a competição. - Falamos pelo rádio algumas vezes e ele afirmou que que estava muito contente com a dedicação do time, a maneira como todos estejam se entregando à seleção. Se iríamos ganhar ou não, era outra história, porque isso é coisa do jogo. 

Na briga pelo bronze, o México até que tentou, mas não conseguiu parar a Argentina, que venceu por 3 sets a 2 (25/18, 22/25, 20/25, 25/22 e 15/13). O jogo acabou durando mais do que o esperado, e atrasou a decisão do ouro em mais de uma hora. Apesar da derrota, os torcedores mexicanos, que superlotaram o ginásio do Complexo Pan-Americano de Vôlei, ovacionaram seu time no fim. 

Na disputa pelo ouro, a seleção brasileira começou arrasadora. Diante de um time de Cuba que parecia assustado, abriu rapidamente 10 a 3. E, com Wallace de Souza virando todas as bolas, o time chegou facilmente a 25 a 11. Mas se enganou quem achou que seria fácil. No segundo set, Cuba acordou e entrou na partida. Com os saques potentes de Leon (o talentoso jogador de 18 anos) e uma defesa melhor posicionada, os cubanos dominaram o placar, chegando a abrir quatro pontos em 10 a 6. O clima esquentou quando Hieberzuelo marcou o 13 ponto de seu time e comemorou provocando a torcida brasileira. Foi vaiado e os jogadores brasileiros reclamaram. Com os ânimos esquentados e já sem a mesma eficiência do início, Wallace de Souza saiu para dar lugar a Wallace Martins, mas foram os saques certeiros de Thiago Alves que colocaram o time no jogo novamente, quando estava 22 a 18 para os cubanos. A seleção empatou , mas não foi o suficiente, e Leon e fechou o set em 26 a 24. 

Próximo desafio é será a Copa do Mundo, em novembro

O Brasil voltou melhor no terceiro set, mesmo assim, a a partida ficou equilibrada até 18 a 18. A partir daí, prevaleceu a técnica brasileira, e o time venceu, sem dificuldade, por 25 a 18, em um ataque de Eder. No quarto set, mais um início equilibrado, que não durou muito tempo. Instável em quadra, a jovem equipe cubana passou a cometer erros bobos e viu o Brasil se distanciar do placar rapidamente. Embora potente no ataque, principalmente com Leon e Hernandez, o time, que não consegue jogar bem quando está atrás no placar, entregou-se em quadra e o Brasil venceu por 25 a 17, em uma largadinha de Wallace de Martins, fechando a partida em 3 sets a 1. 

Mesmo jovem e, para muitos, praticamente desconhecida, a seleção cumpriu com seu objetivo e se despediu da competição com a sensação de dever cumprido. Técnico da seleção no Pan, Rubinho alertou que esse grupo faz parte de um planejamento para os próximos anos. 

- Trabalhamos bem motivados e os jogadores mereceram essa vitória. Essa não é uma equipe para 2012. Estamos preparando esse grupo para estar apto a entrar na seleção principal no próximo ciclo olímpico, para 2016. Eles fazem parte de um projeto maior. O nosso foco é a continuidade - comentou Rubinho. 

O próximo compromisso da seleção brasileira será a Copa do Mundo de Vôlei, de 20 de novembro a 4 de dezembro no Japão. A competição mais importante da temporada irá classificar os três primeiros colocados para as Olimpíadas de Londres-2012.