Total de visualizações de página

Polícia Militar mantém posição contra os clássicos em São Januário

Coronel do Gepe cita termo assinado pelos quatro grandes clubes do Rio e diz que estádio não tem condições de receber duas torcidas 'meio a meio',

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
torcida pede clássico em São Januário (Foto: Divulgação) 
Faixa em frente à sede do Flamengo pede
clássicos em São Januário (Foto: Divulgação)
 
A campanha feita por torcedores do Vasco pedindo clássicos em São Januário dificilmente terá seu objetivo atendido, se depender da posição da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) segue contra a realização dessas partidas no estádio cruz-maltino. Segundo o coronel João Fiorentini Guimarães, um termo assinado pelos quatro clubes grandes da cidade, dividindo renda e ingressos de todos os jogos entre si, impede que a Colina receba esses confrontos.
Com isso, a última rodada do Brasileiro segue sem ter seus palcos definidos para Vasco x Flamengo e Botafogo x Fluminense, previstos para o dia 4 de dezembro. Para o coronel, a chance maior de se resolver esse imbróglio é com um dos times ficando fora da luta pelo título ou Libertadores.

- No primeiro turno, o jogo entre Vasco e Flamengo teve o mando de campo do Fla. Mas houve acordo entre as diretorias para que cada clube ficasse com 50% da renda e dos ingressos. Para São Januário, essa possibilidade não existe. É impossível colocar meio a meio. O estádio não permite porque só tem uma entrada e um espaço muito pequeno para o time visitante, além das ruas apertadas no entorno e do trânsito muito grande. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro ainda não se pronunciou. A expectativa é que, até o fim do Brasileiro, algum dos times possa estar fora dessa briga. Aí vamos sentar para discutir – disse.

No entanto, diferentemente do que disse o coronel, a Ferj já manifestou, em nota oficial, seu apoio ao desejo do Vasco de realizar o confronto em São Januário:

"Em vista da polêmica envolvendo o mando de campo da partida entre CR Vasco da Gama e CR Flamengo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro apoia que se respeite o mando de campo do CR Vasco da Gama, em São Januário", diz a nota divulgada no último dia 18.

O coronel também afirmou que o jogo entre Vasco e Botafogo, pela 34ª rodada, com mando dos cruz-maltinos, não poderá ser realizado em São Januário. 

- Foi esse mesmo motivo que fez com que o jogo fosse marcado para o Engenhão. No primeiro turno, quando o mando de campo foi do Botafogo, o Vasco recebeu 50%. Em São Januário, não é possível levar outra torcida para ocupar metade do estádio. Acaba prejudicando o espetáculo.

Botafogo não abre mão do Engenhão
Mandante do duelo contra o Fluminense na 38ª rodada, o Botafogo, que administra o Engenhão, já avisou que faz questão de jogar no estádio, caso esteja na briga pelo título ou por vaga na Libertadores.

- Em condições normais e de igualdade, com todos disputando título ou Libertadores, a preferência é do Botafogo jogar no estádio dele. Ponto final. Não temos dúvidas, nem a Federação, nem a CBF. Se não for assim (com todos brigando por objetivos até o fim), vamos estudar caso a caso. De resto, é ponto pacífico. Como está hoje, Botafogo e Fluminense jogam no Engenhão - disse o presidente Maurício Assumpção, há dez dias, em um evento no Rio de Janeiro.