Total de visualizações de página

Trio luta por vaga na Libertadores e para espantar gozações dos rivais

Vasco, campeão da Copa do Brasil deste ano, tem presença garantida no torneio de 2012. Mas Bota, Fla e Flu correm o risco de ficar fora na reta final

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
 
 
 Após dez anos, o Vasco voltará a disputar a Libertadores no ano que vem. O Gigante da Colina tem vaga garantida porque conquistou a Copa do Brasil deste ano. Mas e Botafogo, Flamengo e Fluminense? Bem, o trio, além de estar na disputa pelo título do Brasileirão, ainda tenta evitar o insucesso de ficar fora da competição continental (assista ao vídeo ao lado da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).

O Botafogo não disputa a Taça Libertadores desde 1996, após se sagrar campeão do Nacional. Já a dupla Fla-Flu tem sido mais assídua que o Alvinegro. O Flamengo participou de três das últimas cinco edições do torneio, apesar de não ter passado das quartas de final. Enquanto o Fluminense, vice-campeão continental em 2008, foi eliminado nas oitavas de final este ano.

Também já aconteceu de dois cariocas disputarem a Libertadores no mesmo ano. Não mais que isso. Só que a boa fase geral pode mudar essa história. Nesse momento, os quatro grandes do Rio estariam classificados. No entanto, existe grande possibilidade de que, no fim do Brasileirão, três cariocas comemorem de mãos dadas o triunfo e um grande ficaria de fora.

Tudo indica que a decisão sairá nos confrontos diretos. Neste caso, o Vasco seria o fiel da balança. O único garantido na Libertadores vai enfrentar os três rivais. Evitar que um deles se classifique, obrigar que um deles assista a uma volta olímpica. Tudo isso seria especial para Allan.

- Tem um gosto especial ganhar dos times cariocas. Ser campeão em cima do Flamengo é um ânimo a mais - afirmou.

Além das partidas envolvendo o Vasco, o clássico Botafogo e Fluminense está marcado para a última rodada. O lateral-direito Mariano sabe que o duelo tem tudo para pegar fogo.

- São quatro times do Rio e um vai ficar fora. Esse que ficar fora vai ser bastante cobrado. Mas espero que não seja a gente - disse.

O zagueiro Antônio Carlos, do Botafogo, tem opinião parecida com a do arquirrival tricolor.

- Ia ficar um sentimento muito ruim porque a gente está desde o início do campeonato brigando pela Libertadores, pelo título. Mas aqui ninguém está pensando em ficar fora não - ponderou.

O técnico do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo, também sabe do peso de ficar fora de uma Libertadores com os outros três rivais classificados.

- Claro que se você perder a vaga para um carioca, qualquer carioca, vai ter gozação, que é a rivalidade nossa, aqui do Rio de Janeiro - garantiu.