Em São Januário, orações e mensagens de apoio. São Paulo, Botafogo e Corinthians jogam com nome do treinador no uniforme nesta quarta-feira
A noite do Campeonato Brasileiro foi marcada por manifestações de apoio ao técnico Ricardo Gomes, que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) durante o clássico entre Vasco e Flamengo, no último domingo, e está internado na UTI do Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro. Em São Januário, muita energia positiva para o atual comandante. Nas arquibancadas, várias faixas e cartazes demonstravam o carinho dos torcedores com o treinador, que conquistou o título inédito da Copa do Brasil com o clube. "Vasco da Gama, vamos lutar e vencer para o Ricardo Gomes", "Você acreditou no Vasco quando ninguém mais acreditava. Agora nós acreditamos em você. Força Ricardo Gomes" e "O mundo ora por você" eram algumas das mensagens no estádio.
Os jogadores vascaínos entraram em campo com uma faixa dizendo "Força Ricardo Gomes. Estamos com você!!!". O adversário carioca também carregava uma outra parecida: "Ricardo Gomes, o Ceará está com você". O momento mais emocionante foi quando os 22 jogadores deram as mãos, formaram um círculo no meio-campo e começaram a orar a Ave Maria e o Pai Nosso. O coro chegou às arquibancadas. Em uma só voz, vascaínos, e até mesmo a pequena torcida cearense. No fim, gritos de "Ricardo, Ricardo" encerraram as homenagens ao técnico, que a cada dia apresenta melhoras significativas. Nesta quarta, ele deixou o coma induzido pelos médicos, chegou a abrir os olhos, reconheceu familiares e iniciou uma leve fisioterapia.
- Mestre Ricardo Gomes essa vitória foi para você. Força. Estamos orando muito, que Deus te abençoe - disse o zagueiro Dedé.
Pelo Brasil afora, vários clubes entraram em campo com mensagens de apoio nos uniformes. Na camisa dos jogadores do São Paulo estava a frase "Força, Ricardo". E o placar eletrônico do Morumbi exibia a frase: "estamos torcendo por você".
- O Ricardo (Gomes), além de ser um dos profissionais mais competentes, é uma pessoa íntegra e generosa. Um amigo muito querido. Estamos todos torcendo pela recuperação dele - disse o auxiliar técnico Milton Cruz, que trabalhou no São Paulo com o treinador entre 2009 e 2010.
Faixa em São Januário de apoio ao treinador
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
(Foto: André Durão/Globoesporte.com)
O mesmo aconteceu no Engenhão, onde os jogadores do Botafogo enfrentaram o Palmeiras com o nome de Ricardo Gomes escrito abaixo dos números. Na arquibancada do Engenhão, uma faixa levada por torcedores alvinegros se destaca na multidão: "Força, Ricardo Gomes!".
No Pacaembu, o Corinthians estampou nas costas do uniforme os dizeres #ForçaRicardoGomes, apoiando a campanha que ganhou força nas redes sociais desde que começou o drama do comandante do clube de São Januário. Na Arena do Jacaré, os jogadores do Cruzeiro levaram a faixa "Ricardo Gomes, o Cruzeiro torce por você".
No Beira-Rio, o zagueiro Edu Dracena, levou na faixa de capitão do Santos a frase "Força Ricardo Gomes", em uma homenagem de todo o time paulista.
- Estou representando o Santos, os jogadores e a diretoria, para desejar força para que o senhor sai desta situação. Tive a honra de trabalhar com o Ricardo Gomes no Guarani e na seleção pré-olímpica e sei do caracter e da pessoa que ele é. Que Deus continue te iluminando. Sei que você vai sair desta - disse Edu Dracena.
Torcida do Vasco com cartaz de apoio a Ricardo Gomes (Foto: André Durão / GLOBOESPORTE.COM)