Recheado de reservas, Botafogo pega o Santa Fé pela Sul-Americana
Alvinegro só terá dois titulares: Antônio Carlos e Loco Abreu. Time colombiano prioriza torneio intercontinental, mas terá só cinco no banco
Botafogo e Santa Fé se enfrentam, nesta quinta-feira, às 21h30m (de Brasília), pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O Glorioso vai ao Engenhão com um time praticamente reserva. Dos titulares, só Loco Abreu e Antônio Carlos estão escalados por Caio Jr., que optou por poupar peças importantes como Renato, Fábio Ferreira, Maicosuel - entre outros - para o jogo de domingo contra o Atlético-GO, pelo Brasileirão, em Goiânia. Também estão fora Jefferson, Cortês e Elkeson que serviram à Seleção Brasileira contra a Argentina, na quarta-feira, em Belém.
Por sua vez, o time colombiano também teve que adotar medidas para amenizar o desgaste, já que tinha compromisso marcado pelo campeonato local para a noite de quarta-feira. No entanto, a prioridade é a Copa Sul-Americana, e o grupo de 16 atletas que viajou para o Rio de Janeiro conta com os titulares. Reservas e juniores formaram o time que entrou em campo pelo Campeonato Colombiano.
O SporTV transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. O trio de arbitragem é chileno. Enrique Osses apita o jogo, auxiliado por Francisco Mondria e Carlos Astroza.
Botafogo: o time quer fazer um bom resultado para jogar tranquilo no duelo de volta. Um bom resultado nesta quinta dará a certeza de que o elenco alvinegro tem fôlego para disputar duas competições ao mesmo tempo.
Independiente Santa Fé: ainda modesto no cenário internacional, o Santa Fé sonha passar pela primeira vez em sua história para as quartas de final de uma competição organizada pela Conmebol. A melhor colocação do clube colombiano até o momento é a presença nas oitavas de final da própria Copa Sul-Americana de 2010, quando foi eliminado pelo Atlético-MG. No cenário local, o clube venceu o campeonato nacional em seis oportunidades e a Copa da Colômbia em outras duas.
Botafogo: o Botafogo vai entrar com um time praticamente todo reserva em campo. Apenas Loco e Antônio Carlos serão mantidos entre os onze. O Glorioso vai a campo com: Renan, Alessandro, Antônio Carlos, Gustavo e Marcio Azevedo; Lucas Zen, Somália, Everton e Felipe Menezes; Alex e Loco Abreu.
Independiente Santa Fé: com a Copa Sul-Americana como principal objetivo na temporada, o Santa Fé está no Rio de Janeiro com força máxima. O clube colombiano chegou ao Brasil apenas com 16 jogadores, uma vez que parte dos reservas permaneceu em Bogotá para o clássico contra o Milionários. O técnico Wilson Gutierrez mandará para campo Vargas; Bernal, Centurión, Meza e Acosta; Roa, Anchico, Rodas e Copete; Pérez e Galván.
Botafogo: Jefferson, Cortês e Elkeson, com a Seleção Brasileira, estão fora do jogo. Lucas, Fábio Ferreira, Renato, Marcelo Mattos, Maicosuel e Herrera serão poupados.
Independiente Santa Fé: o Santa Fé está no Rio de Janeiro desfalcado de boa parte do elenco, que permaneceu em Bogotá para partida pelo campeonato local. Todos os principais jogadores, por sua vez, estão relacionados e escalados pelo técnico Wilson Gutierrez.
Botafogo: Felipe Menezes ganha mais uma chance no time alvinegro com a convocação de Elkeson. O meia teve boas atuações quando começou como titular e quer, com seus passes, ajudar a equipe a chegar à vitória.
Independiente Santa Fé: o argentino Omar Perez é um dos principais destaques da equipe. Aos 30 anos, ele tem passagem pelo Boca Juniors e já foi carrasco de um carioca: o Vasco. Na Mercosul de 2001, pela equipe xeneize, ele marcou duas vezes nos brasileiros.
Caio Júnior, técnico do Botafogo: "Assistimos os dois jogos do Santa Fé contra o Deportivo Cali. Eles têm boa posse de bola, alguns jogadores experientes são bem ofensivos. Mas a gente não sabe qual é a idéia do treinador adversário. Temos que aguardar e sentir o jogo".
Wilson Gutierrez, técnico do Independiente Santa Fé: "O Botafogo é uma equipe importante da mesma maneira (com os reservas). Sabemos das características do futebol brasileiro, que conduz bem a bola, com velocidade, e que vai nos atacar. Independentemente de quem esteja em campo, precisamos jogar com precaução para fazermos um bom jogo”.
* Botafogo e Independiente Santa Fé jamais empataram na história do confronto. Em seis jogos disputados foram quatro vitórias dos brasileiros, contra dois triunfos dos colombianos.
* O Botafogo tem excelente retrospecto contra equipes colombianas. Em toda a história, o Alvinegro disputou 36 partidas contra times da Colômbia, com 28 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
* O Botafogo disputa pela quinta vez a Copa Sul-Americana. Em 2006, em sua primeira participação, a equipe carioca não passou da fase brasileira, eliminado pelo Fluminense nos pênaltis, após dois empates por 1 a 1. Em 2007, passou pelo Corinthians na fase brasileira (3 a 1 e 2 a 1), mas foi eliminado pelo River Plate nas oitavas de final. Em 2008, a equipe carioca passou por Atlético-MG e América de Cali-COL, mas foi eliminada pelo Estudiantes-ARG nas quartas de final. Finalmente, em 2009, o carrasco botafoguense foi o Cerro Porteño-PAR, nas quartas de final.
A última vez que Botafogo e Independiente Santa Fé-COL se enfrentam foi há 23 anos. No dia 1º de maio de 1988, as duas equipes disputaram um amistoso em Bogotá, na Colômbia. Na ocasião, a equipe colombiana levou a melhor e venceu o clube carioca por 2 a 0.