Total de visualizações de página

Primeiro adversário na carreira, São Paulo traz boas recordações a Renato

Jogador do Botafogo recorda que já fez partidas importantes contra o rival deste domingo: 'Parece que já está no destino'

Por Thiago Fernandes Rio de Janeiro
 
Há 15 anos, um menino de 16 fazia sua estreia como profissional no mundo do futebol. Em uma equipe mais modesta, sonhava um dia atuar por times consagrados, como o rival daquele dia: o São Paulo. E a atitude marcaria o restante de sua carreira. Vestindo a camisa do Guarani, e sem se intimidar, encarou o desafio de enfrentar um dos grandes do futebol paulista para dar início a uma carreira vitoriosa.

renato botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)Renato já se sente em casa no Botafogo  (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
 
Mais de uma década e meia depois, Renato volta a encarar o Tricolor Paulista em um jogo decisivo. Principal contratação do Botafogo para este ano, o volante espera voltar a ter boa atuação para buscar uma vitória considerada essencial na luta pelo título - terceiro colocado na tabela, o Alvinegro tem 44 pontos, um a menos que o São Paulo.

Os números de Renato  
Assistências 5
Média Armandão 6,26
Faltas cometidas 24
Faltas recebidas 12

Claro, são muitas as diferenças do menino que estreou em 1996 para o jogador consagrado de agora. Os sonhos viraram realidades ao longo dos anos. Títulos nacionais, internacionais e convocação para a Seleção Brasilera fizeram o jogador se sentir capaz de ser um dos líderes do Botafogo em busca de um título que não vem desde 1995.

- Lembro bem daquela partida. Comecei jogando e saí quando ainda estava 0 a 0 (o jogo terminaria 1 a 0 para o Tricolor). Foi uma emoção muito grande participar do primeiro jogo como profissional. Os mais experientes me deram muita força - lembra Renato. - Entrei em campo com muitos sonhos. Você tem sonhos na vida, não é? Pensava em ganhar títulos, jogar em clubes grandes... Tudo isso aconteceu com muito trabalho. Acho que foi mérito pelo que eu sempre busquei. Hoje, tenho que agradecer ao futebol por tudo que tenho.

Mesmo sentindo que já conquistou muita coisa no futebol, Renato não quer parar por aí. O “oito de ouro” botafoguense revelou recentemente que ainda sonha em voltar à Seleção. No Botafogo, quer ganhar o seu terceiro título brasileiro (foi bicampeão com o Santos, em 2002 e 2004). Um importante passo para isso seria vencer o São Paulo, adversário direto na luta pelo caneco.

- O São Paulo parece que já está no destino. Fiz meu primeiro jogo como profissional, assim como joguei as oitavas de final do Brasileiro de 2002 contra eles também. Agora, de novo, estão no caminho. Tenho recordações boas desses jogos. Espero que continue assim. Quero ajudar o Botafogo a fazer uma grande partida e sair com os três pontos.

Esposa corintiana torce em dobro

renato no treino do botafogo (Foto: Fernando Soutello/AGIF) 
Caio Júnior acredita que Renato é boa arma
nas bolas paradas (Foto: Fernando Soutello/AGIF)
 
Na casa de Renato, o volante terá uma torcida redobrada da esposa. Afinal, ela torce pelo Corinthians, grande rival do São Paulo, e, claro, quer que seu marido vença - além da forcinha indireta que pode ser dada ao Timão, que ocupa a quarta colocação, com os mesmos 44 pontos do Botafogo, que leva vantagem no saldo de gols (12 contra dez).

O pai, santista, promete também dar ainda mais vibrações positivas. Só a irmã terá que deixar seu amor clubístico de lado.

- Ela é são-paulina, mas torce por mim. Na hora, esquece que é o São Paulo. Tem que torcer mesmo pelo irmão (risos).

As duas equipes se enfrentam pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será disputado no Engenhão, a partir das 16h (de Brasília).