Total de visualizações de página

Só o Corinthians se deu bem

Por: Marluci Martins
Foi-se o tempo em que ter jogador na seleção brasileira era motivo de orgulho. Botafogo, Vasco e Flamengo torceram o nariz para a convocação de Mano Menezes, que levará Jefferson, Dedé e Ronaldinho Gaúcho para os amistosos contra Costa Rica (dia 7, em San José) e México (11, em Torreón), causando o desfalque em duas rodadas do Brasileirão. Dos clubes do Rio, apenas o Fluminense não reclamou da convocação de Fred.

Bem que Mano Menezes tentou amenizar o sofrimento: convocou oito jogadores que atuam no Brasil, mas cada um de um clube diferente — além dos quatro do Rio, Atlético-MG (Réver), São Paulo (Lucas), Oscar (Internacional) e Neymar (Santos). O problema é que nenhum atleta do Corinthians, forte candidato ao título, foi lembrado por Mano.

— Acho que esse critério, ou não critério, foi surpreendente. Estamos entrando num momento decisivo do Campeonato Brasileiro. Alguns dos principais protagonistas contribuem com um jogador para a seleção, e a exceção fica por conta do Corinthians. Vou fazer uma crítica agora suave: acredito que houve uma enorme desatenção por parte do Mano Menezes — criticou o vice de futebol do Vasco, José Hamilton Mandarino, inconformado por perder Dedé nos jogos contra o Internacional e o Atlético-PR.

O gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco, também questionou o desfalque de Ronaldinho Gaúcho nos jogos contra o Fluminense e o Palmeiras, no Brasileirão, e, também, contra o Universidad de Chile, pela Sul-Americana.

— Não estou sugerindo que o Mano Menezes é desonesto, mas acho que ele poderia evitar essa polêmica. O Corinhtians está sendo beneficiado e o Flamengo perde a sua principal peça — lamentou Isaías.

O que deixou o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, confuso foi a convocação de Neto, da Fiorentina, que, se for testado, eliminará a chance de Jefferson, e, consequentemente, a necessidade de sua convocação.

— Questiono a decisão do Mano de levar três goleiros. Ele já está levando o Julio Cesar e, se quer testar aquele outro lá de fora (Neto), por que então chamou o Jefferson? Num momento importante, perco o meu goleiro em dois jogos decisivos (Bahia e Corinthians). Se é para ficar lá treinando, prefiro que treine aqui comigo — reclamou.

Ao contrário dos demais cariocas, o presidente do Fluminense, Peter Siemsen, não entrou na polêmica, ainda que perca Fred nos jogos contra o Flamengo e o Coritiba:

— Se o Corinthians não tivesse nenhum jogador convocado e o Mano levasse três do Fluminense, eu ficaria revoltado. Mas, como não é o caso, o Mano tem o meu apoio, embora eu admimita que essa convocação enfraquece o elenco do Fluminense — disse Peter.

A apresentação dos jogadores à seleção brasileira será no dia 3 de outubro, após a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.