Total de visualizações de página

Soberano no Engenhão, Bota recebe o visitante indesejado São Paulo

Jogo deste domingo pode dar a liderança para qualquer um dos dois times

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Botafogo e São Paulo fazem, neste domingo, um jogo com cara de final. Terceiro e segundo colocados, respectivamente, os dois times se enfrentam em um confronto direto pelo título do Brasileiro. Para apimentar ainda mais o duelo, a partida marca o encontro do melhor mandante da competição com a equipe que tem melhor retrospecto como visitante. Em treze jogos no Engenhão, o Glorioso, que tem 44 pontos no total, venceu dez e empatou três. O Tricolor, por sua vez, conquistou 23 dos seus 45 pontos longe de São Paulo. A partida tem início às 16h (horário de Brasília).
Os dois times entrarão em campo com um olho no padre e outro na missa. Além de terem que se preocupar em vencer a sua partida, precisam ficar ligados com o que acontece na Arena do Jacar[e, em Minas Gerais. Em caso de vitória, Botafogo ou São Paulo assume a liderança em caso de tropeço do Vasco para o Cruzeiro.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. O SporTV exibe o jogo. Sandro meira Ricci (DF) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Fábio Pereira (TO).
header o que esta em jogo
Botafogo: o Glorioso pode terminar a rodada na liderança da competição. Mas, mais do que isso, uma vitória mantém a equipe confiante em atuar em seu estádio e garante pelo menos uma posição na tabela, já que ultrapassaria o próprio São Paulo.
São Paulo: após empatar com o Corinthians por 0 a 0, na última quarta-feira, no estádio do Morumbi, o São Paulo tem no seu ótimo desempenho como visitante no Campeonato Brasileiro (sete vitórias, dois empates e uma derrota) o combustível para sonhar com a liderança isolada. Isso poderá acontecer se o time vencer o Botafogo e ainda contar com pelo menos um empate do Vasco, que vai até Minas enfrentar o Cruzeiro, que vive situação delicada na tabela de classificação.

header as escalações 2
Botafogo: de volta à equipe após cumprir suspensão, Mattos reassume seu lugar no meio-campo. Jefferson, suspenso, será substituído por Renan. A equipe alvinegra entra em campo com: Renan, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês, Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel e Elkeson; Herrera e Loco Abreu.
São Paulo: em relação ao último jogo, os desfalques serão Casemiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e João Filipe, proibido de atuar por causa de uma cláusula contratual, já que ele foi emprestado pelo time de General Severiano. O lateral-direito Iván Piris, que tinha dores no joelho esquerdo, recuperou-se e está garantido na partida. O atacante Dagoberto, que sofreu uma pancada no joelho direito contra o Corinthians, é dúvida e fará um teste momentos antes
da partida. Se for vetado, Henrique ganhará nova chance. O time jogará com: Rogério Ceni; Piris, Xandão, Rhodolfo e Juan: Wellington, Denilson, Carlinhos Paraíba e Cícero; Lucas e Henrique.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: suspenso, Jefferson é a única baixa alvinegra.
São Paulo: Luis Fabiano (recuperado de lesão, mas ainda sem estar 100% fisicamente), Bruno Uvini, Cañete e Fernandinho (machucado), Casemiro (suspenso) e João Filipe (proibido de jogar por ter sido emprestado pelo Botafogo)
header pendurados (Foto: arte esporte)
Botafogo: Lucas, Somália e Thiago Galhardo
São Paulo: Piris e Rogério Ceni

header fique de olho 2
Botafogo: Loco Abreu está com a pontaria afiada. O uruguaio marcou nos dois últimos jogos e tem sido peça importante para a equipe.
São Paulo: recuperado de lesão muscular que o afastou do gramado por 40 dias, o volante Denilson será a novidade no meio-campo do São Paulo. Contratado junto ao Arsenal (ING) na semana final da janela de transferências, o camisa 15 espera agora ter a sequência para se
tornar dono do setor. Ele tem como principais qualidades o ótimo passe e o bom arremate de fora da área.

header o que eles disseram
Renan, goleiro do Botafogo: “No primeiro jogo, foi muito bom para a gente ganhar fora de casa. Mas, assim como a gente ganhou lá em São Paulo, eles têm condição de ganhar aqui. Temos que estar ligados o tempo todo”
Adilson Batista, técnico do São Paulo: "Temos alguns desfalques, mas conto com um grupo qualificado. Será preciso ter os devidos cuidados para ir até o Rio de Janeiro e buscar a
vitória. Respeito o Botafogo, mas o São Paulo vai jogar para vencer no domingo"

* Botafogo e São Paulo é o confronto do melhor mandante contra o melhor visitante deste campeonato. Em casa, o Alvinegro somou 29 dos 36 pontos que disputou (aproveitamento de 81%). Já o São Paulo conquistou 23 dos 36 pontos disputados como visitante (aproveitamento de 64%).
* Diante do São Paulo, o Botafogo defende uma invencibilidade de 15 jogos no Engenhão (11 vitórias e quatro empates) onde não perde há quase seis meses. A última derrota em seu estádio aconteceu dia 10 de abril, contra o Flamengo, pelo Campeonato Carioca.
* Botafogo e São Paulo já se enfrentaram 22 vezes no Rio de Janeiro pelo Campeonato Brasileiro. A vantagem é da equipe carioca, que venceu 13 vezes, empatou cinco e perdeu apenas quatro.
* O São Paulo não traz boas lembranças para o Botafogo. No Brasileiro 2002, a equipe carioca foi derrotada, em casa, por 1 a 0 pelo Tricolor paulista, com um gol de Dill. O resultado decretou o rebaixamento do Glorioso para a Série B.

header último confronto v2

O último encontro entre Botafogo e São Paulo aconteceu no dia 29 de junho deste ano, pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo no Morumbi, o Alvinegro carioca levou a melhor e venceu o Tricolor paulista por 2 a 0. O então recém-contratado Elkeson acertou um bonito chute de canhota de fora da área e contou com a colaboração do goleiro Rogério Ceni para abrir o placar, aos 35 minutos da primeira etapa. No segundo tempo, Herrera deu números finais ao jogo, logo aos seis minutos.