Total de visualizações de página

Fogão vence o Grêmio e quebra escrita de 16 anos

Loco Abreu faz o gol da vitória do Glorioso, que não vencia o Tricolor Gaúcho em Porto Alegre desde 1995

Gol do Loco Abreu - Grêmio x Botafogo (Foto: Ricardo Rímoli)  
A festa em Porto Alegre foi do uruguaio Loco Abreu e do Botafogo (Foto: Ricardo Rímoli)
 
LANCEPRESS!
Porto Alegre (RS)
 
Com gol de Loco Abreu no segundo tempo, o Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre, e pulou para a terceira posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 44 pontos. Com o resultado, o Botafogo também quebrou um jejum de 16 anos sem vencer o rival na capital gaúcha.

Na rodada, o Alvinegro foi beneficiado pelo empate do Vasco, líder com 45 pontos, em casa, com o Atlético Goianiense. Já o Grêmio fica com a 13º colocação, com apenas 30 pontos. 

Na próxima rodada, o Botafogo terá um 'duelo de seis pontos' contra o São Paulo no Engenhão, e pode finalmente alcançar a liderança da competição. O Grêmio vai a Florianópolis enfrentar o Avaí. Os jogos serão no próximo domingo, às 16h.

O JOGO

O primeiro tempo começou animado, o que dava a impressão de que a partida seria disputada. O Grêmio dominou as ações, mas o primeiro susto foi alvinegro. Cortês cruzou da esquerda, mas Abreu chegou atrasado, aos dois minutos.
A partir daí, só deu Grêmio. Fábio Rochemback bateu cruzado, e a bola passou pertinho da trave direita de Jefferson, dando esperanças aos gremistas. Mas, para frustração de quem via o jogo, a qualidade técnica e a emoção caíram muito a partir deste momento.

O Grêmio só foi chegar ao ataque de novo aos 20 minutos, quando novamente Rochemback apareceu, em chute de longa distância. Novamente, a bola passou perto. Mais tarde, após cruzamento de Bruno Collaço, vindo do lado esquerdo, André Lima cabeceou para fora.

BOTAFOGO MELHORA E CHEGA À VITÓRIA

Na segunda etapa, o técnico Caio Junior preferiu abrir mão de Lucas e Herrera, os dois com amarelo, para colocar Alessandro e Felipe Menezes. Elkeson foi para o ataque com Abreu. A princípio, os alvinegros torceram o nariz, mas a alteração mostrou resultados.

Os donos da casa pressionaram o Botafogo, mas esbarravam na segurança de Jefferson, sempre atento nas saídas de gol. E o Botafogo, nos contra-ataques, conseguiu balançar as redes. Aos 20 minutos, Maicosuel fez bonita jogada tocou na saída da grande área para Loco Abreu, que tocou, com categoria, na saída de Victor. Fogão na frente.

Atrás no resultado, o Tricolor Gaúcho não parou de atacar e sobrecarregou a defesa botafoguense. Mesmo assim, André Lima, Douglas e Escudero não conseguiram furar o bloqueio. Celso Roth ainda pôs em campo os atacantes Brandão e Miralles, mas sem sucesso.

No fim do jogo, os gremistas puderam finalmente ter uma grande chance de chegar ao empate. Em rápido lance de ataque, Douglas chutou rasteiro, mas Jefferson mergulhou para a direita, e fez uma linda defesa, garantindo os três pontos e a subida na tabela.
FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 0 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data/hora: 22/9/2011 – 20h30min
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Assistentes: Helbeth Costa Andrade (MG) e Kleber Lucio Gil (SC)
Cartões amarelos:

GRE: Fernando e André Lima
BOT: Jefferson, Lucas e Herrera

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Edcarlos, Rafael Marques e Bruno Collaço; Fernando (Gilberto Silva, 18'/2ºT), Fábio Rochemback, Marquinhos (Miralles, 25'/2ºT), Escudero e Douglas; André Lima (Brandão, 25'/2ºT). Técnico: Celso Roth.

BOTAFOGO: Jefferson; Lucas (Alessandro, intervalo) Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Lucas Zen, Renato, Maicosuel (Everton, 41'/2ºT) e Elkeson; Herrera (Felipe Menezes, intervalo) e Loco Abreu. Técnico: Caio Junior.