Gaúchos e cariocas disputam no Estádio Olímpico a 4ª colocação do Brasileirão 2010
Botafogo e Grêmio disputam presença no G-4
(Foto: Fernando Maia / O Globo)
(Foto: Fernando Maia / O Globo)
O resultado da partida entre Grêmio e Botafogo ainda vai repercutir por mais três dias até que o vencedor possa, enfim, comemorar. As duas equipes disputam, a partir das 17h deste domingo o 4º lugar do Brasileirão 2010.
Quem afirmar-se no G-4 ainda dependerá de insucesso do Goiás na decisão da Copa Sul-Americana, contra o Independiente. Se os goianos perderem o título na próxima quarta-feira, na Argentina, sobra uma vaga na Libertadores para o 4º colocado nacional.
No jogo de ida, no Serra Dourada, o Goiás venceu por 2 a 0. Mas antes de secar os compatriotas, Grêmio e Botafogo duelam no Estádio Olímpico. E a vantagem é tricolor.
Com 60 pontos, o Grêmio hoje fecha o G-4. Joga pelo empate. O Botafogo, um ponto atrás, precisa vencer para ultrapassar o concorrente e finalizar o Campeonato Brasileiro na 4ª posição.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos. A partida será apitada por Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG/Fifa) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Grêmio: Os tricolores defendem a 4ª colocação. Um ponto à frente, jogam por empate ou vitória para assegurar presença no G-4. Desta forma, o Grêmio seguiria ambicionando classificação à Taça Libertadores, na torcida pelo Independiente. Estar na maior competição continental na próxima temporada aumentará a capacidade financeira do clube para contratações.
Botafogo: O Botafogo joga pelo objetivo de disputar novamente uma Libertadores após 15 anos. A última vez em que a equipe esteve na competição mais importante do continente foi em 1996, ainda com Túlio Maravilha. Atrelados a esta meta estão os investimentos a serem feitos por diretoria e patrocinadores em 2011.
Grêmio: Renato Gaúcho conta com o retorno do lateral-direito Gabriel, que desfalcou a equipe nas últimas três rodadas, devido a uma contratura na coxa direita. Mas aguarda pela recuperação de Adilson, volante que não treinou na sexta-feira e no sábado, incomodado por bolhas nos pés.
Se Adilson não atuar, Ferdinando candidata-se à vaga. As demais posições estão confirmadas, e o time terá Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima.
Botafogo: A semana foi de boas notícias para o técnico Joel Santana, que comemorou a recuperação de Leandro Guerreiro, Somália e Herrera. No entanto, o último deve começar no banco, pois se recupera de grave lesão no ombro. A escalação deve ser a seguinte: Jefferson; Antônio Carlos, Leandro Guerreiro e Danny Morais; Alessandro (Lucas Zen), Fahel, Somália, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Caio e Loco Abreu.
Grêmio: Sem jogadores suspensos, o Grêmio tem desfalques apenas por lesão. Mário Fernandes, Borges, Willian Magrão e Edilson estão no Departamento Médico. Souza foi dispensado para resolver problemas particulares, e Leandro cumpre punição disciplinar imposta pela diretoria do clube.
Botafogo: Alessandro deve ser desfalque devido a um torcicolo. Assim, Lucas Zen e Túlio Souza podem ganhar chance na equipe, com Somália atuando na lateral direita. Jobson foi afastado por indisciplina. Além disso, Maicosuel, Fábio Ferreira e Marcelo Mattos, machucados, voltam apenas no ano que vem.
Grêmio: Artilheiro do Brasileirão, Jonas tem duas metas neste confronto. A primeira é ultrapassar Neymar, tornando-se o maior artilheiro do futebol no país em 2010 - o atacante santista soma 42 gols no Prêmio Friedenreich, um a mais que o camisa 7 tricolor; com 74 gols marcados pelo Grêmio, Jonas ainda está empatado com Renato Gaúcho, e pode ficar à frente do técnico da equipe na lista dos goleadores da história tricolor.
Botafogo: Após três meses, Herrera volta a entrar em campo pelo Botafogo. A última vez aconteceu no dia 6 de outubro, quando machucou o ombro esquerdo na partida contra o Guarani, o que demandou uma cirurgia. O argentino superou as expectativas e conseguiu voltar antes do fim da temporada. Motivado, ele pode ser uma boa opção para o Alvinegro vencer no Olímpico.
Fábio Rochemback (volante do Grêmio) - "Não tem como jogar pelo empate. Temos que jogar para vencer. A equipe deles vai brigar pelo resultado, mas sabemos da nossa força ao lado da nossa torcida".
Joel Santana (técnico do Botafogo) - “A vantagem é do Grêmio, porque joga com dois resultados e está em casa. Mas neste Campeonato Brasileiro aconteceram tantas coisas, que fica difícil fazer qualquer previsão. Os dois times não começaram a competição bem, mas cresceram".
*O Grêmio já disputou a Taça Libertadores 12 vezes, a última em 2009, quando foi eliminado pelo Cruzeiro nas semifinais. A equipe gaúcha foi campeã em duas oportunidades (1983 e 1995) e vice campeã em outras duas edições (1984 e 2007).
*Já o Botafogo não disputa uma edição da Taça Libertadores desde 1996, quando foi eliminado pelo próprio Grêmio nas oitavas de final. A equipe carioca esteve em apenas três edições da competição: 1963 (3º lugar); 1973 (5º) e 1996 (8º).
*O Botafogo não vence o Grêmio há mais de dois anos (ou quatro jogos). A última vitória do Botafogo aconteceu no dia 06/07/2008, por 2 a 0, no Engenhão. Daí em diante houve duas vitórias gremistas, e dois empates.
No dia 04 de setembro, encerrando o primeiro turno do Brasileirão 2010, Botafogo e Grêmio empataram em 2 a 2, no Engenhão.
Logo de início os Alvinegros abriram 2 a 0, com Antônio Carlos e Herrera - em apenas vinte minutos.
Mas o goleador da competição entrou em cena no final. Aos 8 do segundo tempo Jonas descontou, e aos 41 fez o gol de empate. A partida foi assistida por aproximadamente 21 mil torcedores.