Total de visualizações de página

Edital de licitação para o novo Maracanã é lançado nesta quarta

Obras vão custar R$ 720 milhões, e devem ser concluídas até o fim de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


De acordo com reportagem publicada na edição desta quarta-feira do Jornal “O Globo”, o Governo do Estado do Rio de Janeiro lança o edital de licitação para a segunda fase da remodelação do Maracanã nesta quarta. As reformas visando à Copa do Mundo de 2014 começarão em agosto e devem ser concluídas até dezembro de 2012. Neste período, o estádio ficará fechado.

O custo da obra será de 720 milhões. Serão utilizadas verbas públicas, incluindo recursos do governo federal. O valor orçado é quase duas vezes maior do que foi gasto na construção do Engenhão para os Jogos Pan-Americanos de 2007. Na época, foi investido cerca de R$ 408 milhões no projeto.

Em entrevista ao jornal, a secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, explicou que será necessário um prazo de 45 dias para que seja conhecido o vencedor da licitação. Ela disse ainda que a primeira fase da obra, que se tratou de um estudo do solo no terreno onde foi construído o Maracanã, já está sendo concluída. Segundo Márcia Lins, as reforças estão dentro do prazo estipulado pela Fifa, e tiveram início no dia 1º de março, como determinado pela entidade máxima do futebol.

Ainda de acordo com a secretária, o estádio sofrerá redução em sua capacidade, e passará a abrigar 76 mil torcedores no lugar dos 86 mil atuais. Além disso, o Maracanã ganhará dois setores VIPs, com novos camarotes. No local das atuais cadeiras brancas, haverá outro setor VIP. As calçadas e o entorno também serão reformados.

Márcia Lins disse também que a futura sede da final da Copa de 2014 e das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas de 2016, que pertence à Prefeitura do Rio de Janeiro, poderá, futuramente, ser administrada pela iniciativa privada.