Total de visualizações de página

Aécio diz à CBF que Mineirão é alternativa para abrir Copa 2014

Ex-governador disse ter ligado para Teixeira após exclusão do Morumbi.

'Estamos marcando sob pressão', afirmou o tucano.

Ardilhes Moreira

Do G1, em São Paulo


     Mineirão está fechado para obras para a Copa de 2014 (Foto: Sportv/Reprodução)

O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse nesta quinta-feira (17), em Belo Horizonte, que reforçou junto ao presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a disposição de Minas Gerais em receber a abertura da Copa 2014. Aécio disse ter conversado longamente com Teixeira, via telefone, logo após a Fifa confirmar na quarta-feira (16) a exclusão do Estádio do Morumbi da lista dos credenciados para o mundial.

Aécio disse que o projeto de reforma do Mineirão está impecável e cumpre todas as datas estabelecidas. Segundo Aécio, o presidente da CBF deu esperanças para o sonho mineiro. "Ele me disse que, cada vez mais, temos maiores chances para isso", disse.

Estamos marcando sob pressão e temos que fazer nosso dever de casa."Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais“Estamos marcando sob pressão e temos que fazer nosso dever de casa.” Para Aécio, a expectativa é justa porque Belo Horizonte é uma cidade apta a receber o evento.

O prefeito da cidade, Marcio Lacerda, disse que não existe pressão ou lobby a favor da capital mineira: "é uma questão técnica". Ele admitiu, porém, que a cidade precisa resolver pendências em relação a vagas em hotéis. "Se viabilizarmos metade dos projetos que estão hoje em várias etapas em conversa com a prefetura, estaremos muito bem também na questão da Copa", afirmou.

Apoio do PSB

O ex-governador deu as declarações após reunião na qual foi indicado o apoio formal do PSB à reeleição do governador Antonio Anastasia. “Na verdade, (o apoio é) um encaminhamento natural. Nós estivemos juntos ao longo desses oito anos e continuaremos juntos pelos próximos quatro trabalhando por Minas Gerais. É um apoio que para mim tem um significado especialíssimo. O PSB e o PSDB estão fadados a construir um projeto nacional", disse.

Ele negou qualquer possibilidade de que o apoio construir a possibilidade de ocorrer o voto chamado Dilmasia, com eleitores optando pela candidata a Presidência Dilma Rousseff (PT) e o do atual governador Anastasia.

Aécio disse que é preciso respeitar partidos que, no nível nacional, apoiam o governo federal, mas nos estados declaram voto em candidatos da oposição, como é o caso do PSB. "Não há nenhum constrangimento", completou Anastasia.

PIB

Aécio comemorou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais. Ele disse que o governo federal estava certo ao comemorar o crescimento de 9% da economia no último trimestre. Mas que os mineiros têm motivo extra para celebrar.

"Ao receber nossos números, nós podemos dizer que o Brasil teve um "Pibão", de 9%, e Minas teve um “Pibaço”, de 12,2%. Portanto, crescemos mais que o Brasil", disse. "Isso é motivo de orgulho e também de comemoração para todos os mineiros."

No primeiro trimestre de 2010, o PIB de Minas Gerais foi 12,2% maior que no mesmo período de 2009, de acordo com o levantamento feito pela Fundação João Pinheiro (FJP). Setores como de serviços e indústria tiveram expansão de 7,5% e de 22,9%, respectivamente. Mas nem todos os setores da economia tiveram crescimento. No estado, a agropecuária apresentou retração no primeiro trimestre de 2010, resultando em 3,3% inferior ao mesmo período no ano passado.