Total de visualizações de página

Feliz com a pausa, preparador físico espera ter grupo 'voando' em 25 dias

Eduardo Fontes conta que Jobson, por estar sem jogar há mais tempo, é o que tem sentido mais cansaço nos treinos do Botafogo

Por Thiago Fernandes
Rio de Janeiro


Eduardo Fontes é o preparador físico Botafogo
(Foto: Thiago Fernandes / GLOBOESPORTE.COM)

Nos primeiros três dias de treinamento do Botafogo os jogadores sentiram no corpo o peso da folga. Foram atividades em dois períodos, sempre com total ênfase à parte física. O responsável por esses treinos é Eduardo Fontes, preparador da equipe. Dudu, como é chamado, aproveita a intertemporada para deixar os seus atletas “voando”.

- Nós temos feito, primeiro, a avaliação dos jogadores para determinar as condições de cada um. Mas ao mesmo tempo estamos treinando, já que a partir de segunda-feira teremos mais treinos técnicos e táticos. O resultado tem sido positivo. Nos primeiros jogos da volta do torneio vamos estar com o grupo homogêneo e bastante competitivo. Nosso pensamento é que em cerca de 25 dias todos estejam à disposição de Joel – assegura.

Segundo Eduardo, os dez dias de folga foram importantes para que os jogadores pudessem se recuperar de uma grande carga de treinos que foi feita durante o Campeonato Carioca e o início do Brasileiro.

- Eu não estava aqui na pré-temporada do clube e só cheguei durante o Carioca. Não estou criticando o antigo preparador físico. É que temos pensamentos diferentes e metodologias distintas. Dentro do tempo que tivemos no início do ano, tentamos fazer o melhor trabalho. Tivemos que intensificar muito os treinos, por isso, a parada foi boa para poder dar um descanso aos atletas, já que não conseguiríamos manter aquele ritmo até o final. Com esse tempo, podemos fazer um trabalho mais calmo.

Jogadores voltam bem da folga e Jobson é o que mais sente


Treinos físicos marcaram a semana do Botafogo
(Foto: Thiago Fernandes / Globoesporte.com)

Eduardo comemorou a condição física com a qual os atletas voltaram após os dez dias de folga que ganharam. Para o preparador, o ganho de gordura de alguns jogadores está dentro da expectativa.

- Alguns apresentaram cerca de 2% de aumento de gordura. Isso está dentro do esperado, já que eles não fizeram exercícios nessa época. Não houve excessos. Dá para ver que, mesmo de folga, alguns atletas fizeram atividades e, por isso, voltaram um pouco menos fora de ritmo.

Embora ninguém destoe ou faça cara feia para a carga de exercícios imposta pela comissão técnica, Eduardo revela que um jogador em especial tem sofrido nesses primeiros dias.

- Jobson chegou destreinado, apesar da boa condição física. Normal que sinta um pouco mais os exercícios. Ele estava meio dolorido, sofrido. Mas isso é natural – afirma.

Para alívio dos jogadores, os treinos físicos devem diminuir de intensidade a partir de segunda-feira, quando a equipe viaja para Teresópolis. Nessa fase de preparação, a comissão técnica já deve implementar treinos técnicos e táticos.