RIO - O estádio do Morumbi está oficialmente fora da Copa do Mundo de 2014, segundo informou a CBF nesta quarta-feira. De acordo com a entidade, o Comitê da Cidade de São Paulo não entregou ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 as garantias financeiras referentes ao projeto do estádio aprovado pela Fifa no dia 14 de maio. O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao Comitê Organizador um sexto projeto, que não será examinado.
"Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010. O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado. Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi", informava a nota oficial da CBF.
Na tarde desta quarta-feira, a prefeitura e o governo de São Palo divulgaram uma nota conjunta na qual descartavam qualquer investimento público na construção de novos estádios. De acordo com o informe, a prioridade são as obras de infraestrutura, como a construção de linhas do metrô e a melhoria do sistema viário e do transporte público. Uma reunião será marcada para discutir o assunto com o Comitê Organizador Local.
Assim que as críticas ao projeto do Morumbi aumentaram, foi ventilada a ideia de construir um estádio em Pirituba, mas o nome do Morumbi ganhou força. A hipótese parece estar descartada, no que depender do governo e da prefeitura de São Paulo. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em entrevista à Rede Globo, cofirmou a exclusão do Morumbi da Copa de 2014, mas disse não imaginar um Mundial no Brasil sem a participação de São Paulo:
- Não só não acredito (na ausência de São Paulo na Copa), como não imagino, como tenho certeza absoluta de que as autoridades de São Paulo, com a força da cidade, do estado, não deixarão isso acontecer. Não tem essa hipótese, São Paulo estará em 2014, certamente.
Antes mesmo de ser oficializada a exclusão do Morumbi da Copa, o Palmeiras já colocava a nova Arena Palestra Itália à disposição do Comitê Organizador Local. O estádio ficará pronto em 2012 e terá disponilidade para receber 45 mil torcedores. Para a partida de abertura, a Fifa exige 60 mil lugares. Na Copa de 50, o estádio de São Paulo utilizado foi o Pacaembu, administrado pela prefeitura. O local, no entanto, foi descartado desde o início do projeto de 2014.