Por Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Joel Santana espera calmaria durante pausa da Copa (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)
O Botafogo já tem praticamente acertada a sua programação para o mais de um mês de pausa do Campeonato Brasileiro durante a Copa do Mundo. Após dez dias de folga, a equipe deverá seguir para uma cidade do interior do Rio de Janeiro, onde realizará uma temporada de treinos. Com a parte logística quase fechada, resta ao grupo fazer com que o período de trabalho seja apenas de ajustes. E para isso é fundamental que o Alvinegro chegue ao fim da sétima rodada em situação favorável na competição.
Comissão técnica e jogadores entendem que, mesmo com dificuldades, será preciso vencer Atlético-PR e Corinthians, chegando aos 14 pontos. Assim, os quase 40 dias de recesso serão em meio à tranquilidade do trabalho bem feito, e não com a incerteza de uma campanha inconstante.
- Durante este período, quem está mal vai arrumar a casa, e se nós mantivermos a boa campanha, poderemos nos preocupar em aprimorar a parte física. Além disso, teremos 31 rodadas apenas para pensar no Brasileiro, já que é a única competição que disputaremos até o fim do ano - ressaltou o capitão Lucio Flavio.
Além de programar a disputa de amistosos para dar maior consistência à equipe, o técnico Joel Santana espera que o período sem Brasileirão sirva para aprimorar a parte física e encontrar reforços.
- Vai ser o tempo para as equipes melhorarem em todos os aspectos. Além disso, alguns jogadores também vão aparecer no mercado. Queremos terminar bem nas sete primeiras rodadas para termos tranquilidade na seqüência do trabalho - observou.