Total de visualizações de página

Torcedor do Bota ataca a imprensa durante 'abraço ao Engenhão'

Veículo da TV Globo foi chutado e teve limpador de vidro quebrado por vândalo. Profissionais da imprensa tiveram que se retirar do local e não havia policiamento durante confusão


Alexandre Braz - Rio de Janeiro (RJ)
 
Engenhão (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)


Muitos exageros, princípio de tumulto e falta de civilidade. Assim ficou marcado o início do "abraço da torcida do Botafogo ao Engenhão", na tarde deste sábado. O ato de mobilização dos alvinegros, marcado pela internet, que seria para protestar contra o fechamento do estádio, serviu para um torcedor atacar verbalmente profissionais da imprensa, chegando a quebrar o limpador de vidro traseiro do carro da TV Globo. O mesmo torcedor também tentou agradir o repórter cinematografico da ESPN, sendo contido por outros torcedores.

Durante os incidentes, nenhum carro de polícia estava no local, o que só ocorreu quase meia hora depois. Com isso, o veículo da da TV Globo se retirou do local com os seus profissionais. Com a atitude destemperada do manifestante, os condutores do evento, sobre um caminhão de som, pediram a palavra e chamaram a atenção para a b[necessidade de se fazer um evento pacífico.

Apesar de apenas um torcedor ter sido responsável pelas tentativas de agressões físicas aos profissionais de imprensa, um grupo de torcedores entoou cantos contra a presença da TV Globo no local.

- Tomar no c... Globo!

O encontro dos alvinegros foi realizado no setor Leste do estádio. Às 15h, horário marcado para o começo das manifestações, os botafoguenses começaram a se aglomerar em bom número, quase todas vestidos com a camisa do clube. Com faixas e cartazes em punho, pediam ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a reabertura do Engenhão, fechado há 74 dias.

Todos estavam indignados com divulgação do laudo de sexta-feira, que anunciou que as obras para a recuperação da cobertura do estádio terão a duração de 18 meses. Entre muitos gritos e cantos, os torcedores prometeram se vingar do prefeito nas urnas:

- Eduardo Paes, o meu voto nunca mais.

O torcedor Everton, de 29 anos, morador da Tijuca, falou do seu descontentamento com o fechamento do Engenhão. Segundo ele, além do prejuízo técnico para o time, os torcedores são afetados diretamente com a decisão.

- Para irmos aos jogos fora do Rio é muito caro. Nem todos têm condições. Além do Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco também são prejudicados com isso. Pedimos ao prefeito que reveja essa decisão - disse.
Depois de um início conturbado e com pouca torcida, o movimento aumentou consideravelmente. Com isso, os botafoguenses saíram do setor Leste e seguiram em uma volta olímpica em torno do Engenhão, seguindo pelos setores Sul, Oeste, norte até retornarem ao local de partida.

No percurso, eles cantaram o hino do Botafogo, rasgaram um cartaz do prefeito Eduardo Paes, que estava pendurado na parde de uma casa. O prefeito, aliás, foi o alvo principal da ira dos torcedores.

Torcida do Botafogo faz protesto contra fechamento do Engenhão