Total de visualizações de página

Vitinho revela incentivo de Oswaldo para driblar: 'Nunca brigou comigo'

Atacante termina vitória sobre o Cruzeiro como recordista de finalizações do Botafogo, com quatro arremates frutos de jogadas individuais

 

Por Thales Soares Rio de Janeiro


Na vitória por 2 a 1 sobre o Cruzeiro, sábado, em Volta Redonda, Vitinho disputou seu primeiro jogo como titular no Campeonato Brasileiro. Aos 19 anos, ele aproveitou a oportunidade recebida com o desfalque de Fellype Gabriel, machucado, para mostrar seu futebol, mais do que conhecido no Botafogo. Antes, ele havia atuado nas duas primeiras rodadas da competição, mas sempre entrando no decorrer dos 90 minutos.

Na partida, Vitinho foi o jogador do Botafogo que mais finalizou, com quatro tentativas (veja o vídeo), sendo que em uma delas Lodeiro ficou com o rebote para fazer o primeiro gol. A coincidência entre elas é o fato de que os lances sempre aconteceram em consequência de uma jogada individual. Entre os titulares de linha, foi quem menos deu passes, com 13 tentativas, superando apenas o zagueiro Antônio Carlos, com 11.

A individualidade de Vitinho, no entanto, não é encarada como um problema no Botafogo. Seus dribles são sua principal virtude, e o técnico Oswaldo de Oliveira o incentiva a tentá-los no jogo, assim como os companheiros em campo.

- Estou aprendendo e ainda cometo muitos erros. Com o tempo, vou amadurecendo mais. Em muitos lances que poderia passar, tentei continuar com a bola, mas em outros que poderia ficar com ela, tentei o passe. O professor nunca disse para eu não tentar o drible nem nunca brigou comigo por ter tentado. Fico à vontade para fazer isso - disse Vitinho.

Montagem Vitinho Botafogo (Foto: Reprodução) 
Vitinho em suas quatro arrancadas que terminaram em finalizações (Foto: Reprodução)
 
Eleito revelação do Campeonato Carioca, Vitinho tem consciência de que as coisas são diferentes na disputa do Campeonato Brasileiro, com times mais fortes e jogadores tarimbados. Mesmo assim, procura deixar a situação apenas para a preparação. Na hora de entrar em campo, prefere manter a cabeça livre para fazer o seu jogo.

- É tudo muito novo para mim e procuro fazer as coisas mais simples, mas com a personalidade que tenho é o que sei fazer, e o professor pede para continuar assim. Não fico pensando nisso na hora do jogo, pois pode brecar um pouco. Procuro ir em busca do gol que é o mais importante para o time - comentou o jogador.

Em campo, Vitinho tem procurado se desdobrar. Contra o Cruzeiro, ele substituiu Fellype Gabriel e conseguiu sete desarmes, mostrando sua dedicação defensiva. Agora contra o Bahia, quarta-feira, em Aracaju, pode ter nova chance no time no lugar de Lodeiro, convocado para a seleção do Uruguai.

- Tenho me empenhando bastante. Esse é um ano importante para mim, pois perdi muito tempo no ano passado. Botei a cabeça no lugar. Está dando resultado. Mas em determinado momento do jogo, tem que dar uma improvisada. É uma válvula de escape - afirmou Vitinho, que deve disputar com Andrezinho a vaga de titular contra o Bahia.