Total de visualizações de página

No 'até breve' do Brasileiro, Ponte Preta e Botafogo tentam reabilitação

Glorioso sonha com a vitória e a chance de se tornar o líder da competição. Em crise e sem técnico, Macaca será comandada por Zé Sérgio

 

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Neste sábado, às 21h (de Brasília), no estádio Moisés Lucarelli, Ponte Preta e Botafogo se enfrentam em uma partida que será um "até breve" em busca de tranquilidade para os clubes, já que o Campeonato Brasileiro será paralisado para a realização da Copa das Confederações e só retorna em julho. Depois de derrotas na últimas rodada, os times vão atrás da reabilitação para entrarem no período de recesso em paz.


O Bota, que perdeu para o Bahia por 2 a 1 em Aracaju e e teve interrompida uma invencibilidade de 19 jogos, sonha com a possibilidade de se tornar o líder da competição. Atualmente, o time é o sexto com sete pontos, um a menos do que o Coritiba, que está na ponta. A equipe do técnico Oswaldo de Oliveira novamente terá o desfalque de três titulares: o goleiro Jefferson, o zagueiro Dória e o meia Lodeiro.

Em crise após a segunda derrota consecutiva, a Ponte Preta passou por dias de mudanças. Horas após o 4 a 3 diante do Atlético-PR, a Macaca anunciou a demissão do técnico Guto Ferreira. Sem acertar com ninguém até agora (o favorito é Paulo Silas, que deixou o Náutico), o time será dirigido de forma interina pelo ex-jogador Zé Sérgio. A Ponte tem apenas três pontos, o que lhe deixa como uma das piores campanhas da competição, em 16º lugar.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real. O Premiere FC 1  transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view.

header as escalações 2
Ponte Preta: Zé Sérgio fará mudanças em sua única partida no comando da equipe. Com a saída de Guto Ferreira, três perderam espaço na equipe titular: o goleiro Edson Bastos, o lateral Uendel e o volante Magal. No coletivo de sexta-feira, o interino confirmou Roberto, Rodrigo Biro e Roger Gaúcho entre os titulares. A Macaca jogará com: Roberto; Cicinho, Cleber, Ferron e Rodrigo Biro; Baraka, Roger Gaúcho, Fernando e Chiquinho; Rildo e William.

Botafogo: a tendência é de que o técnico Oswaldo de Oliveira repita a formação da partida contra o Bahia, com Renan, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Vitinho; Rafael Marques. Os titulares não fizeram treino no campo desde o jogo de quarta-feira, em Aracaju.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: os zagueiros Gustavo e Wescley, e o volante Ferrugem estão machucados.
Botafogo: Jefferson treina com a seleção brasileira para a Copa das Confederações. Lodeiro disputará a mesma competição pela seleção uruguaia e também é desfalque. Dória está com a sub-20 no Torneio de Toulon, e Cidinho está machucado e só deve retornar na próxima temporada.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Ponte Preta: William.
Botafogo: Lucas.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Claudio Francisco Lima e Silva (SE) apita o jogo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Lorival Candido das Flores (RN). O árbitro fará a sua estreia nesta edição da Série A. O campeonato tem média de 3,9 amarelos, 0,2 vermelho, 32,9 faltas e 0,2 pênalti por partida.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Ponte Preta: o time perdeu os dois jogos que fez como mandante (2 a 0 contra o São Paulo, e 4 a 3 contra o Atlético-PR). Sua defesa era uma das melhores do Paulistão, até levar quatro do Corinthians em casa e ser eliminada. Na rodada passada do Brasileiro, levou mais quatro do Atlético-PR, e o treinador acabou demitido. Apesar disso, a defesa é a quarta mais aguerrida da competição, com 64 bolas roubadas (levou seis amarelos).

Botafogo: dos sete pontos que conquistou, seis foram como mandante. Perdeu cinco dos seis que disputou como visitante. A defesa é a quarta que menos vezes roubou bolas (39, e levou sete amarelos). Quando jogou em casa, o Botafogo viu seus goleiros fazerem cinco defesas difíceis. Como visitantes, foram apenas duas.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Na primeira fase do Brasileiro de 2001, a Ponte Preta venceu o Botafogo por 3 a 1 no Moisés Lucarelli. Balançaram as redes Alexandre Fávaro, Washington e Léo Moura (contra) para a Macaca, e Dênis para o Glorioso. A equipe paulista encerrou sequência de quatro jogos sem vencer o adversário na competição. O jogo foi no mesmo dia da fundação do Botafogo, que completou 97 anos.

A Ponte Preta jogou com Alexandre Fávaro, Ronaldão, Rodrigo, Elivélton, Dionísio, Fabinho, Piá, Marquinhos, Mineiro, Macedo e Washington. Já o Botafogo entrou em campo com Wagner, Léo Moura, Sandro, Dênis, Leonardo Inácio, Leandro Ávila, Carlos Alberto, Rodrigo, Fabiano, Taílson e Cláudio. Clique aqui e veja a ficha da partida na Futpédia.