Total de visualizações de página

RETROSPECTIVA 2011: Pedrinho faz história em ano marcante do showbol

Com equipes cada vez mais niveladas, modalidade vê novas forças surgirem, casos de Vasco e Fluminense. Fla também não passa temporada em branco
 
Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
A temporada 2011 serviu para engrandecer ainda mais o showbol, modalidade disputada no país desde 2007. Muito desse crescimento deve-se ao nivelamento das competições, que vêm contando cada vez mais com jogadores de nome. Um deles é Pedrinho, maior destaque individual do ano. Jogando com a camisa 10 do Vasco, o meia-atacante conduziu o time ao inédito título brasileiro, que rendeu até uma homenagem aos heróis da conquista em um São Januário lotado.

Vasco é campeão brasileiro de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)Pedrinho puxa o 'trem bala da Colina' após o título brasileiro (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
O Fluminense foi outra equipe a sagrar-se campeã no showbol pela primeira vez. Em 2011, o Tricolor entrou para a história ao conquistar o Torneio Rio-São Paulo, em um épico Fla-Flu, onde o pouco badalado Maciel tornou-se o grande nome da decisão.

Maior vencedor da modalidade, o Flamengo também levantou um caneco este ano. O título sobre o América foi o segundo estadual do clube, coincidentemente mais uma vez sobre o mesmo adversário. Confira a seguir todos os destaques do showbol na temporada:

O PERSONAGEM

Pedrinho Vasco Showbol (Foto: Divulgação) 
Pedrinho comemora gol com Fabrício Carvalho: meia
retornará aos gramados em 2012 (Foto: Divulgação)
 
O ano de 2011 foi especial para Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho. Aos 34 anos, o jogador fez ótima temporada pelo Vasco, conduzindo o clube à inédita conquista do Brasileiro, diante do São Paulo, em decisão disputada em Mangaratiba (RJ). O sucesso de Pedrinho foi tão grande que o meia recebeu proposta para voltar aos gramados em 2012. Afastado do futebol profissional desde 2009, quando atuou pelo Figueirense, o craque do showbol defenderá o Olaria no próximo Campeonato Carioca.

Vascaíno declarado, Pedrinho é habitué das competições de showbol desde 2009. Apesar da experiência na modalidade e da conhecida habilidade, o camisa 10 só foi se destacar neste ano, quando foi o artilheiro da equipe no Campeonato Carioca e destaque no Brasileiro e no Rio-São Paulo, apesar da eliminação precoce neste último.

A melhor atuação individual do craque ocorreu no dia 10 de setembro, quando o Vasco venceu o Flamengo por 6 a 5, na semifinal do Brasileiro. Na ocasião, o meia marcou dois gols e comandou o triunfo sobre o atual bicampeão brasileiro, que perdeu Djalminha, expulso por reclamação, no segundo tempo.


A REVELAÇÃO
A REVELAÇÃO
São Paulo, de Amoroso, vence o Fluminense na semifinal do Brasileiro de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano) 
 Amoroso não estranhou o ritmo de jogo mais corrido
do showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
Com 24 gols marcados no Brasileiro e uma grande participação no Campeonato Paulista, Amoroso foi a revelação da temporada. Novato no showbol, o ex-atacante adaptou-se rapidamente à modalidade, tendo atuações destacadas por Guarani e São Paulo.

Na partida contra o Cruzeiro, pela segunda rodada do Brasileiro, marcou nada menos do que nove gols na vitória do Tricolor Paulista por 20 a 10. Encontrando-se em boa forma física, Amoroso revelou que teve propostas para voltar a jogar profissionalmente, mesmo estando com 37 anos.

- Tive propostas para voltar a jogar futebol profissional, mas sinto que a minha carreira já encerrou. Minha dedicação agora é exclusivamente ao showbol – afirmou Amoroso.


O DIA-CHAVE



Flamengo e Fluminense decidiram o Rio-São Paulo no dia 30 de outubro, em Maricá. A partida foi uma das mais emocionantes da temporada, digna das tradições do clássico Fla-Flu. O Tricolor fez 1 a 0, o Rubro-Negro empatou. O time das Laranjeiras fez 3 a 1 e o rival virou ainda no primeiro tempo: 4 a 3. O Flu conseguiu nova igualdade na primeira etapa e esteve perto de vencer no segundo tempo, quando abriu 6 a 4. Só que o Fla foi buscar o empate, levando a decisão para a prorrogação. No tempo extra, brilhou a estrela do tricolor Maciel, que marcou o gol do título a 50 segundos do fim. Os 7 a 6 (placar consolidado) deram ao Fluminense o seu primeiro título no showbol.

- Estou há três anos no showbol e, a cada dia, tenho buscado mais espaço dentro da modalidade. Quero chegar à seleção brasileira, tendo boas atuações pelo Fluminense. O showbol representa muito para mim. É uma oportunidade de você aparecer e se manter em atividade. Hoje, não me considero um ex-atleta e, sim, um jogador de showbol - afirmou Maciel, que aproveitou a oportunidade para rechaçar a fama de pé frio.


LEMBRA DISSO?

Apesar de não ter tido um 2011 tão vitorioso quanto os anos anteriores, o Flamengo teve o seu momento de glória na temporada, quando conquistou o bicampeonato Carioca. Pela segunda vez consecutiva, o América, de Bruno Reis e Robert, amargou o vice-campeonato, mesmo jogando uma grande final. Neste ano, a decisão foi realizada no dia 22 de maio, em Macaé (RJ). O placar foi 10 a 8 para o time de Djalminha, eleito o melhor jogador do campeonato.

Flamengo bicampeão carioca de showbol (Foto: Flávio Diláscio / Globoesporte.com)Jogadores do Flamengo comemoram o bicampeonato carioca (Foto: Flávio Dilascio / Globoesporte.com)
 
- Apareci na hora certa, Joguei o campeonato com dores e, na final, me senti bem, graças a Deus - comemorou Djalminha, que fez seis dos 10 gols na decisão.


A DECEPÇÃO

Corinthians é eliminado precocemente do Torneio Rio-São Paulo de showbol (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano) 
O Corinthians de 2011 não repetiu o bom desempenho
dos anos anteriores (Foto: Divulgação/Ricardo Cassiano)
 
Bicampeão do Rio-São Paulo e vice-campeão brasileiro em 2010, o Corinthians teve um ano muito abaixo das expectativas, sendo eliminado de todas as competições ainda na primeira fase. Com a mesma base vencedora de outros anos, o Timão foi facilmente batido pelos rivais, chegando ao ponto de perder todas as suas partidas no Torneio Rio-São Paulo.

O técnico corintiano, Vagninho, justificou o mau desempenho da equipe com o fato de muitos de seus comandados atuarem no time de masters do Corinthians, que passa o ano excursionando pelo país.

- Os clubes mudaram e o showbol, de uma maneira geral, evoluiu bastante. Mas, apesar da eliminação e da evolução dos adversários, posso dizer que o Corinthians ainda tem um dos melhores times do país e vamos provar isso nos próximos campeonatos - acrescentou o treinador.


 O DEPOIMENTO



Existem coisas que só acontecem com o Botafogo. A máxima que permeia o imaginário do torcedor alvinegro ganhou novos contornos durante a disputa do Brasileiro, quando o capitão Gonçalves reclamou do novo uniforme botafoguense, criado pela organização do showbol. A camisa era cinza com uma estrela bordada em branco.

- Vou ter que reclamar com a direção do showbol, porque o Botafogo é supersticioso. Essa camisa aqui, pelo amor de Deus, nos fez fazer somente um gol em um tempo inteiro de jogo. Nunca vi isso no showbol. Hoje (quinta-feira), todas as bolas que nós chutávamos não entravam. Costumo dizer que showbol é aproveitamento e nós não fomos bons nisso nesse jogo - comentou Gonçalves, após a derrota por 9 a 5 para o Santos, pela primeira rodada (veja a entrevista do jogador no vídeo acima).


A IMAGEM
Time do Vasco, campeão brasileiro de showbol, é homenageado em São Januário (Foto: Divulgação) 
Pela primeira vez na história do showbol, um time recebeu uma homenagem oficial do seu respectivo clube. O pioneiro foi o Vasco, que recebeu os campeões brasileiros, no gramado de São Januário, antes da partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão de futebol, no dia 17 de setembro. Os jogadores foram muito saudados pela torcida, principalmente o craque Pedrinho (primeiro da esquerda para a direita) (Foto: Divulgação)