Total de visualizações de página

José Rojas: Multiuso para resolver carências no Bota

Jogador se declara: 'Teria a maior honra de jogar pelo clube'


Galeria Flamengo x Universidad de Chile 11 (Foto: Paulo Sergio)  
Rojas foi carrasco do Flamengo na Sul-Americana de 2011 (Foto: Paulo Sergio)
 
Mauro Graeff Júnior e Vinícius Perazzini
Rio de Janeiro (RJ)
 
Com dificuldade para encontrar zagueiro e lateral-esquerdo, o Botafogo mira em um jogador que faz as duas funções. O chileno José Rojas, da Universidad de Chile, é um dos nomes preferidos pelo clube para o início da temporada de 2012. Canhoto, lateral de origem, ele passou todo este ano jogando na zaga no time campeão da Sul-Americana, apelidado de Barcelona da América.

Aos 28 anos, Rojas é o capitão da La U e tem contrato até 2014. Apesar do vínculo longo e da liderança em campo, ele vê 2012 como a última chance de transferência para  fora do seu país. Isso aumenta as chances de negociação. A multa rescisória é de 1,2 milhão de dólares (R$ 2,2 milhões), mas o clube chileno estaria disposto a baixar esse valor caso aparecesse uma proposta interessante para o atleta.

Nesta quinta-feira, pouco antes da final do torneio Clausura, contra o Cobreloa, Rojas falou por telefone com o LANCENET! sobre o interesse do Botafogo (ver entrevista abaixo). Maurício Valenzuela, empresário do jogador, também confirmou o contato do Glorioso, mas disse que não poderia comentar o andamento das negociações.

– Houve um contato, mas por enquanto não posso falar nada. O Botafogo gostou do jogador e estamos conversando, mas há interesse também de outros clubes do Brasil por ele – observou Valenzuela.

Caso feche com Rojas para ser alternativa na lateral e na zaga, o Botafogo poderia desistir da negociação com o zagueiro Tanaka.

Forte na marcação e com bom passe, Rojas foi já jogou pela seleção do Chile como lateral-esquerdo e como zagueiro. Na primeira vez, em 2005, foi chamado para lateral. Este ano foi convocado para as Eliminatórias da Copa do Mundo e para um amistoso na função de zagueiro.

Procurados ontem pela reportagem do LANCENET!, os dirigentes do Botafogo não foram encontrados para falar sobre o jogador. Mas internamente o chileno é tratado como uma das prioridades.

Grana para valer a pena
O nome de José Rojas já foi repassado para o técnico Oswaldo de Oliveira e deve ser alvo do investimento do Botafogo, que tem dinheiro para colocar na mesa. O clube levou R$ 5 milhões pela venda do lateral-esquerdo Cortês ao São Paulo e parte dessa verba está destinada para repor nome no setor.

À primeira vista, o investimento pode parecer arriscado para ser feito em um jogador estrangeiro, mas boas curiosidades podem pesar positivamente. O número preferido do atleta é 13, assim como é o de Loco Abreu, gringo que caiu nas graças da torcida alvinegra. Rojas joga com a 13 na La U há muitos anos.

Outro ponto para deixar a torcida confiante é o retrospecto de Rojas contra o Flamengo. O lateral-esquerdo marcou na goleada por 4 a 0 pela Sul-Americana de 2011 e também fez parte do time da La U que tirou o Rubro-Negro da Copa Libertadores de 2010.

Bate-Bola com Rojas

Jogador da Universidad de Chile em entrevista ao LANCENET! por telefone

'Para mim seria um sonho jogar no Brasil'

O Botafogo manifestou interesse em contratá-lo. Você sabe como estão as negociações?
Estou sabendo do interesse do Botafogo, mas neste momento estou focado na final do Clausura (jogo disputado ontem, em Santiago, contra o Cobreloa). Quem está cuidando disso é o Maurício Valenzuela, o meu empresário. Esta semana fiquei concentrado na final.

E que o você pensa sobre a possibilidade de jogar no Brasil?
Para mim seria um sonho. O Brasil tem um futebol muito técnico, com jogadores bons e inteligentes. Acompanho bastante o futebol brasileiro. Eu estou pronto para jogar aí. Se isso acontecer, ficarei muito feliz.

E sobre o Botafogo, o que você sabe?
Estivemos recentemente duas vezes no Rio de Janeiro (para jogos contra o Flamengo e Vasco pela Sul-Americana). Gosto bastante do Rio. O Botafogo é um time grande, tradicional. Teria a maior honra de jogar no clube.

Você prefere jogar como lateral ou zagueiro?
Sempre joguei como lateral-esquerdo, desde o início da carreira. Este ano, em função do nosso esquema, o treinador pediu para jogar de zagueiro pela esquerda e tive bom desempenho. Acredito que posso fazer bem as duas funções, vai depender do que o técnico pedir para mim e do esquema do time.