Total de visualizações de página

Erro de informação complica chegada de Tanaka ao Botafogo

Para o clube, contrato do jogador com o Nagoya iria até o fim de 2012, mas compromisso vai até 2013 e liberação imediata custará 700 mil euros

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Túlio Tanaka, brasileiro naturalizado japonês (Foto: Getty Images) 
O zagueiro Marcus Túlio Tanaka defende o Nagoya
Grampus, do Japão (Foto: Getty Images)
 
A busca do Botafogo por Marcus Túlio Tanaka está perto do fim. Mas o resultado deve ser negativo. Depois de um grande otimismo pela possibilidade de contar com o zagueiro brasileiro naturalizado japonês em seu elenco no ano que vem, o clube viu os planos irem por água abaixo por um erro de informação. O contrato do jogador com o Nagoya Grampus não está em seu último ano. Na verdade, ele vai até o fim de 2013.

Inicialmente, o Botafogo trabalhava com a possibilidade de Tanaka usar uma cláusula na qual ele seria liberado do último ano de seu contrato para voltar a jogar no Brasil. Mas o Nagoya sempre manteve o pé firme e, agora, o clube tomou conhecimento de que seria necessário pagar 700 mil euros (R$ 1,7 milhão) para contar com o jogador em 2012.

- A gente já havia feito todo o trabalho com o departamento financeiro para ajustar o pagamento do salário, que é alto. Agora, vamos ter que conversar novamente. Já ouvi os valores, mas nem gosto de falar sobre isso. É um jogador que agrada e ainda tentaremos contar com ele, pois é um pedido do treinador (Oswaldo de Oliveira) – disse o vice-presidente de futebol, André Silva.
Tanaka está no interior de São Paulo, passando férias com a família. O jogador disputou a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e havia manifestado o desejo de voltar ao Brasil depois de quase 15 anos. O Botafogo tem mantido contato com Théo, um brasileiro que mora no Japão e atende os jogadores que saem do Brasil para o futebol japonês.

- É uma pena, pois já estava tudo acertado com o jogador, do qual tenho as melhores referências. Seria um ganho para o grupo – comentou André Silva, que assumiu as negociações durante o recesso do gerente de futebol Anderson Barros.

A reapresentação dos jogadores do Botafogo está marcada para o dia 4 de janeiro, em General Severiano. No dia 14, o time viaja para Saquarema, onde fará o complemento da pré-temporada antes da estreia no Campeonato Carioca, dia 22, contra o Resende, no Engenhão. Até o momento, o clube anunciou o zagueiro Brinner, ex-Paraná, e o meia Andrezinho, ex-Internacional.