Total de visualizações de página

Arévalo deixa o Botafogo e retorna ao futebol mexicano

Volante embarca para o Uruguai nesta segunda-feira e, depois da Copa América, se apresentará ao Club Tijuana

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro
arevalo botafogo (Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com) 
Arévalo em treino do Botafogo: breve passagem
(Foto: Thiago Fernandes/Globoesporte.com)
 
Arévalo Ríos embarca do Rio de Janeiro para o Uruguai na tarde desta segunda-feira para se juntar à seleção que se prepara para a Copa América. Mas seu retorno não será a General Severiano, e sim, para o México. O volante de 29 anos está em fase final de acerto com o Club Tijuana, que recentemente conquistou o título da Segunda Divisão local.

Titular da seleção do Uruguai que terminou a última Copa do Mundo na quarta posição, Arévalo chegou ao Botafogo no início do Campeonato Carioca. Titular com Joel Santana e Caio Júnior, o volante disputou apenas 17 partidas pelo Alvinegro, sem marcar gols. Ele chegou a General Severiano em janeiro, assinando contrato de dois anos de duração, com o aval do companheiro Loco Abreu.

Arévalo construiu sua carreira no futebol mexicano. Antes do Botafogo, ele tinha contrato com o Monterrey, mas na última temporada havia sido emprestado ao Peñarol. A breve passagem pelo Alvinegro pode ser explicada por uma questão familiar. Fala-se que sua mulher, que é mexicana, não teria se adaptado ao Rio de Janeiro.

Além do Tijuana, Arévalo recebeu sondagem do Pachuca. Recentemente o Tigres, também do México, também demonstrou interesse no uruguaio. No entanto, o empresário do jogador, Jorge Chijane, afirmou que a negociação ainda não está concretizada, apesar de Arévalo ter deixado o Rio, nesta segunda, decidido a não mais retornar. O volante, inclusive, já devolveu o apartamento no qual morava de aluguel na Barra da Tijuca.

- Existe a possibilidade de ele voltar ao México, mas ainda não há certeza de que vai acontecer. Ele está chegando ao Uruguai para se apresentar à seleção, e vamos conversar. Ainda preciso falar com a diretoria do Botafogo, já que o Arévalo tem contrato em vigor - disse Chijane.

O Botafogo também garante não haver qualquer acerto para a saída de Arévalo, embora admita a possibilidade de negociação. No entanto, deixa claro que o jogador sairá apenas se o Botafogo receber uma compensação financeira.