Total de visualizações de página

Engenhão tem sua terceira queda de energia no ano

Partida entre Botafogo e Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, fica paralisada por 20 minutos neste domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro


Pela terceira vez em pouco mais de dois meses, o Engenhão ficou sem energia elétrica durante uma partida. Neste domingo, no segundo tempo de Botafogo x Grêmio, o estádio ficou às escuras.

O primeiro apagão no estádio em 2011 ocorreu no dia 24 de abril. Na ocasião, faltou luz na semifinal da Taça Rio, entre Flamengo e Fluminense. Quatro dias depois, o Engenhão ficou sem energia durante quase uma hora minutos antes de Fluminense x Libertad-PAR, pelas oitavas de final da Taça Libertadores.

Segundo o Botafogo, a queda de energia se deveu a uma falha numa UMC, sigla com a qual é denominada uma das muitas unidades de controle da energia do estádio, que são uma espécie de CPU de computador. O clube ainda apura o que causou essa falha. Mas o Alvinegro procurou ressaltar que o problema deste domingo não tem qualquer relação com os anteriores. No Fla-Flu, o problema foi da Light e no Fluminense x Libertad ocorreu uma falha humana.

- Ocorreu um problema no sistema de automatização da energia. E quando cai uma dessas unidades de controle, acontece um efeito dominó. Então, desligamos o automático e religamos os refletores de forma manual - disse Francisco Fonseca, vice-presidente de patrimônio do Botafogo.
O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, também negou que o ocorrido deste domingo tenha a ver  com as quedas de energia no estádio em abril.

- É importante dizer que são três causas diferentes para a falta de energia. Estamos apurando o que causou a falha de hoje e durante a semana teremos um relatório minucioso sobre isso.