Total de visualizações de página

Crea-RJ notifica Botafogo após nova queda de energia no Engenhão

Entidade afirma que clube tem dez dias para fazer registro e apresentar profissional técnico responsável por operar sistema de iluminação

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
  A terceira queda de energia no Engenhão no ano provocou uma nova ação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Nesta segunda-feira , entidade notificou o Botafogo, exigindo que, no prazo de dez dias, o clube apresente um registro no Crea e identifique um responsável técnico por operar o sistema de iluminação no estádio.

De acordo com Luiz Antônio Cosenza, coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes do Crea-RJ, atualmente a operação é feita por um prático, não preparado para lidar com situações como a ocorrida pela última vez na partida entre Botafogo e Grêmio, no último domingo.

- Na última reunião da comissão, a empresa que faz a manutenção do estádio disse que o Botafogo é o responsável pela operação. O clube não tem registro no Crea e não tem um técnico para operar, apenas prático. É preciso que seja um engenheiro eletricista - explicou Cosenza.

O Crea explica que, caso não apresente o responsável técnico em dez dias, o Botafogo será autuado, pagando multa de R$ 4.240. Se houver reincidência após nova vistoria, este valor pode dobrar. Se a situação permanecer, pode chegar ao Ministério Público que tem a opção de interditar o estádio até que a operação esteja dentro das normas estabelecidas.

sistema iluminação engenhão botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com) 
Dispositivo que falhou e causou apagão no estádio
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)
 
Ainda de acordo com Luiz Antônio Consenza, o Botafogo não teria instalado o sistema no-break, que impede a queda de energia em caso de pique de luz.

- O Botafogo possui o sistema, que evitaria o problema, mas não foi instalado. Essa questão foi confirmada pelo próprio clube e pela empresa de manutenção do estádio na última oportunidade. De qualquer maneira, sabemos que o sistema de refletores do Engenhão é moderno - disse o representante do Crea-RJ.

O Botafogo ainda se pronunciará sobre a notificação do Crea, possivelmente por meio de nota oficial, ainda nesta segunda-feira.

Após a partida contra o Grêmio, o Botafogo explicou que o apagão se deveu por causa de um problema no sistema de automatização da iluminação dos refletores. Assim, a operação passou a ser feita manualmente, com as luzes sendo religadas manualmente. No clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca, o clube explicou que a responsabilidade foi externa. Na partida entre Fluminense e Libertad, pela Libertadores, o Botafogo apontou falha humana na operação.