Total de visualizações de página

Para Zagallo, Ronaldinho Gaúcho não tem mais condições de jogar na seleção brasileira

 
 
RIO - O ex-técnico da seleção brasileira Zagallo foi enfático ao afirmar nesta segunda-feira, durante seminário promovido pelos jornais O GLOBO e EXTRA sobre a Copa do Mundo de 2014 , que não vê o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, em condições de defender a seleção brasileira no próximo Mundial. 

 
Para Zagallo, o camisa 10 rubro-negro vive uma situação diferente de outro ex-colega de seleção, Kaká, do Real Madrid. O ex-treinador, de 79 anos, ainda acredita na recuperação do camisa 8 merengue. Sobre Ronaldinho, no entanto, a previsão de Zagallo é mais sombria: 

- Acho que o Kaká ainda tem condições de participar da seleção brasileira. O Ronaldinho Gaúcho mostrou, todos sabem, uma habilidade fora do comum quando estava no Barcelona, mas numa posição de um jogador (que atua) em 30 metros de campo, ali pela ponta esquerda. Quando ele foi para o Milan, já não era o mesmo jogador, ficou na reserva e veio para o Flamengo. O Luxemburgo está
tentando colocá-lo na melhor posição para um jogador de 30 metros, da intermediária adversária para dentro do gol. Mas com 31 anos, para jogar no meio de campo ele não tem mais condições orgânicas. Já não tinha antes, e daqui a três anos não terá mais - declarou Zagallo durante o debate no Hotel Windsor, na Zona Sul do Rio de Janeiro.


Zagallo lembrou do seu tempo de jogador, quando inaugurou uma nova maneira de jogar: atacante de ofício, ele recuava para ajudar na marcação no meio-campo. 

- Eu joguei fazendo uma função de meio de campo em 58 (na Copa da Suécia). Eu era um jogador de 100 metros. Hoje todo mundo tem que ter condições orgânicas. Não que o Ronaldinho não queira, ele não tem mais condições orgânicas. Não é jogar por jogar, tem que jogar numa função em que ele vá ser excepcional para o seu time. O Luxemburgo está escalando onde ele deve jogar, se ele não está jogando bem é um problema dele, não do Luxemburgo - disse Zagallo, insistindo que não vê Ronaldinho em condições de brigar por um lugar no grupo de Mano Menezes. 

- Estou falando de um jogador que é um craque, mas para ser meio campo da seleção em 2014, não dá. 

O também ex-treinador da seleção Carlos Alberto Parreira ainda tentou encontrar uma alternativa, sugerindo que Ronaldinho poderia ser chamado para o ataque, mas Zagallo não se convenceu: 

_ Para jogar de atacante, tem que ser melhor do que os outros que o Mano está convocando. 

O atual técnico do Brasil, Mano Menezes, também participa da mesa-redonda, mas preferiu não falar sobre a possibilidade de convocar ou não Ronaldinho no futuro.