Total de visualizações de página

Com oito quilos a mais de massa muscular, Mago diz: 'Me sinto melhor'

Meia garante estar mais preparado e é elogiado por fisiologista e preparadores

 Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


 A torcida do Botafogo, obviamente, não queria perder Maicosuel por sete meses. Mas o período afastado dos gramados por conta de uma lesão no joelho esquerdo, sofrida no Campeonato Brasileiro do ano passado, fez o apoiador crescer. E crescer em massa muscular: oito quilos ao todo. Autor de um golaço na vitória por 1 a 0 sobre o Friburguense, no amistoso do último sábado, no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, e feliz com o retorno aos gramados, o Mago destaca a importância de todo o procedimento seguido fora das quatro linhas antes de voltar a jogar.

- Eu realmente precisava ganhar massa muscular. Não parece muito, mas me sinto bem melhor e mais preparado. Não é quantidade de músculos, mas a qualidade. Mesmo após voltar a jogar, vou dar continuidade a este tipo de trabalho - disse ao site oficial do clube.

- Logo após a operação no joelho, ele já pôde começar o processo. Ganhou oito quilos de massa muscular, não de peso. Para se ter uma ideia, antes, em um ano, ganhou um quilo. Ele, hoje, está mais protegido, menos susceptível a lesões - garantiu o fisiologista Altamiro Bottino.

Maicosuel Botafogo antes e depois (Foto: Montagem sobre foto do Globo)Maicosuel antes e depois do ganho de massa muscular (Foto: Montagem sobre foto do Globo)
 
No longo período de dificuldade e muito esforço físico, porém, Maicosuel nunca deixou de usufruir do bom humor. Ao lado dele, dois profissionais aproveitaram as brincadeiras para se divertir e aprender. Os auxiliares da preparação física Marlos Almeida e Leandro Cardoso acompanharam de perto toda a recuperação.

- Além da experiência que ganhei, este tempo me fez perceber que, além das partes técnica e física, a parte motivacional, de incentivo, também é importante. Às vezes, você pega o jogador de baixo astral e tem de saber negociar, ter jogo de cintura para que faça determinado movimento. Temos de ser chatos com o trabalho para que ele possa voltar igual ou melhor - conta Leandro Cardoso ao site.

Até arestas foram aparadas. Após um desentendimento em 2009, na primeira passagem do meia pelo clube, ele e Marlos Almeida ficaram sem se falar, nada que afetasse o trabalho na atual temporada.

 - Nós brigamos mesmo, chegamos a ficar sem nos falar. Mas foi outra época. Ele voltou ao Botafogo com outra cabeça, se dedicou muito. Hoje, está completamente aberto ao trabalho de musculação, sabe que tem que fazer. Acho que foi um dos nossos melhores trabalhos. Com o ganho de massa muscular, há até um aumento na autoestima. O jogador se sente mais preparado, mais poderoso, no bom sentido. Acho que as pessoas vão ver outro Maicosuel - lembra o preparador físico