Total de visualizações de página

Com apoio dos números, Joel cogita manter equipe contra o Vasco

Treinador aponta estatísticas favoráveis para mostrar confiança em formação que pode iniciar clássico deste domingo

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Durante os 80 minutos em que comandou o trabalho sem a presença dos jornalistas, na tarde desta quarta-feira, Joel Santana fez algumas observações para achar a melhor formação que enfrenta o Vasco, neste domingo. Mas além das análises de campo, o treinador aposta nas estatísticas para acreditar que não precisa modificar a equipe. A campanha de 100% de aproveitamento nas três partidas da Taça Rio e, principalmente, o fato de o Botafogo não ter sofrido gols nos dois últimos jogos dão ao treinador a confiança para manter o grupo.

Joel Santana prefere não confirmar se realmente seguirá com a mesma formação. No entanto, observa um equilíbrio na equipe capaz de lhe dar a segurança para continuar a apostar na equipe. Por isso, nem mesmo o capitão e invicto Marcelo Mattos está confirmado. O volante, que ficou um mês fora por causa de uma lesão no pé direito, treinou entre os reservas na última terça e nesta quarta foi mantido, pelo menos no período em que os jornalistas tiveram acesso ao treino no campo anexo do Engenhão.

- Agora existe um maior equilíbrio na equipe, e quando isso acontece, não tem o que mexer. Trabalho com números, e quando eles passam a não corresponder, mudo. Nosso time está mais constante, há duas partidas não sofre gols. A matemática mostra que as coisas vêm dando certo - observou.

O treinador alvinegro ainda usou os números para explicar se seria necessário modificar a equipe para combater a postura ofensiva do Vasco. Neste domingo, a equipe cruzmaltina deve entrar em campo com um meio-campo formado por Felipe, Bernardo e Diego Souza.

- Quem tem o melhor ataque do segundo turno? Botafogo e Vasco, não é? E quantos gols eles sofreram? - questionou.

Os adversários do clássico deste domingo marcaram nove gols cada na Taça Rio. No entanto, o Botafogo sofreu dois, enquanto o Vasco levou sete.

No treino desta quarta-feira, Antônio Carlos trabalhou apenas a parte física e, ainda sem se recuperar de uma pancada na panturrilha esquerda, dificilmente enfrentar o Vasco. Outro desfalque pode ser Araruama, que deixou a atividade com dores no ombro direito.