Total de visualizações de página

RETROSPECTIVA: Botafogo tem início promissor, mas ano termina com sufoco

Com pouco investimento, Alvinegro chega a mais uma decisão do Carioca e termina a temporada lutando contra o rebaixamento no Brasileirão

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


Foi o que restou: Botafogo comemora permanência na Série A após vencer o Palmeiras

Quando assumiu o clube, a diretoria comandada pelo presidente Maurício Assumpção deixou claro que 2009 seria um ano de dificuldades financeiras para o Botafogo. Mas o desempenho positivo de uma equipe modesta no Campeonato Carioca encheu os torcedores de esperança. Por isso, a temporada terminou em clima de decepção, que culminou numa luta contra o rebaixamento que terminou apenas na última rodada do Brasileirão.

Apesar dos nomes pouco badalados, a equipe comandada por Ney Franco entrou logo em sintonia. Afastado dos gramados brasileiros, o atacante Reinaldo voltou em boa forma, formando com Maicosuel e Victor Simões um poderoso trio de ataque. Mas a lesão dos dois primeiros no jogo de ida da decisão do Carioca acabou sendo determinante para o terceiro vice consecutivo diante do Flamengo.

Negociado com o futebol alemão, Maicosuel foi uma ausência sentida durante todo o ano. Reinaldo passou o restante da temporada lutando contra problemas médicos e Victor Simões caiu de produção. O Botafogo ainda trouxe de volta Lucio Flavio e André Lima, que conviveram com apoio e críticas dos torcedores. Após uma série de maus resultados, Ney Franco deu lugar a Estevam Soares, que não conseguiu dar maior qualidade ao time, mas ajudou a evitar o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

 A REVELAÇÃO                                                              



                               Maicosuel chora ao se despedir do Botafogo: promessa de retorno

Maicosuel chegou ao Botafogo como uma “sobra” do elenco do Palmeiras. Mas aquele que inicialmente era apontado apenas como o sucessor de Lucio Flavio mostrou personalidade própria, principalmente com a bola nos pés. Artilheiro do Campeonato Carioca, o jogador não pôde atuar na segunda partida da decisão por causa de uma lesão muscular, e foi dessa forma que se despediu de General Severiano. Negociado com o Hoffenheim, da Alemanha, antes do início do Brasileirão, ele chorou e prometeu retornar ao clube futuramente.

O PERSONAGEM
                                             


                                 Jefferson foi determinante para permanência do time na Série A

A chegada de Jefferson ao Botafogo pareceu tardia, mas no fim das contas, aconteceu no tempo exato. Após quatro anos no futebol da Turquia, o goleiro retornou ao clube em setembro e seu desempenho acabou por ser determinante para a permanência do Alvinegro na Série A em 2010. Com atuações seguras e decisivas, Jefferson logo tomou conta da baliza e colocou no banco o irregular Castillo, que não transmitia a mesma confiança.

OS NÚMEROS

O Botafogo terminou o Campeonato Brasileiro com a marca de 14 empates em 38 partidas disputadas. A equipe terminou a competição em 15º lugar, mas passou 21 rodadas na zona de rebaixamento. O destaque positivo ficou por conta da vitalidade de Leandro Guerreiro, que disputou nada menos do que 65 das 68 partidas da equipe na temporada

O MICO


                                         Engenhão cheio foi cena rara para o Botafogo em 2009

Em seu segundo ano completo como casa do Botafogo, o Engenhão não cumpriu esta função da melhor forma. No Campeonato Brasileiro, foram muitos os resultados decepcionantes, que acabaram por moldar o desempenho da equipe em toda a competições. Derrotas por 4 a 1 para o Goiás e 2 a 1 para o Santo André foram alguns dos micos do Alvinegro. Além disso, a média de publico permaneceu baixa: apenas 11.593 torcedores por partida.

LEMBRA DISSO?



A IMAGEM



Como se já não bastasse o fraco desempenho, o Botafogo conviveu com muitos erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. Após o empate em 3 a 3 com o Grêmio, no qual a equipe foi muito prejudicada dentro de casa, o presidente Maurício Assumpção deixou de lado a serenidade habitual e criticou com veemência a atuação dos juízes.

O DEPOIMENTO

Estevam Soares, técnico do Botafogo:

"Quando aceitei o convite, fui chamado de louco pela imprensa de São Paulo e até pela minha família. Vim pela instituição e também pela certeza de que aqui havia grandes jogadores. Sempre acreditei neste elenco, mas não sabia que seria preciso tanto trabalho. Felizmente conseguimos que todo o grupo deixasse as vaidades de lado e tivesse comprometimento. O rebaixamento seria um castigo muito grande, porque, ao contrário do que ouvi falar no ano passado, hoje o Botafogo vive um momento de tranquilidade e equilíbrio. No ano que vem as perspectivas serão melhores, com o grupo tendo uma base e a diretoria adquirindo maior experiência. O alívio é muito grande para todos, principalmente a torcida, que nos apoiou quando mais precisamos."

O DIA CHAVE



A DECEPÇÃO



Depois de bom início de ano, Victor Simões caiu de produção e decepcionou

Uma das últimas contratações do Botafogo para o Campeonato Carioca, Victor Simões foi um dos destaques da competição, até a última rodada brigando com Maicosuel pela artilharia. No entanto, teve uma brusca queda de rendimento no segundo semestre, sendo relegado à reserva, mas terminando como artilheiro do elenco, com 19 gols. O clube, que no início do ano chegou a tentar sua renovação, decidiu não negociar sua permanência em 2010.

APOSTAS 2010


                              Atacante Caio é esperança do Botafogo para a temporada de 2010

ADEUS


Após segunda passagem pelo Botafogo, Juninho rumou para a Coreia do Sul

Com muito esforço, o Botafogo trouxe Juninho de volta, depois de uma passagem apagada. O zagueiro retornou prometendo estender o vínculo de três anos, firmado com o clube em janeiro. Mas uma proposta do Samsung Bluewings, da Coreia do Sul, seduziu o jogador. Será a primeira oportunidade de Juninho no futebol internacional.