Total de visualizações de página

Lembra Dele? Ex-Vasco e Bota, Luisinho planeja se aventurar como treinador

Ex-volante, que conquistou títulos marcantes pelas equipes alvinegras, atualmente é empresário de jogadores de futebol, mas quer mudar de ramo

Lucas Loos
Rio de Janeiro




Luisinho atualmente é empresário de jogadores Atualmente com 44 anos, o ex-volante Luisinho, que atuou pelos alvinegros Vasco, Botafogo e Corinthians, pode se orgulhar dos campeonatos que conquistou pelos clubes cariocas. No Glorioso, o ex-jogador participou da campanha do Bi-Carioca, que encerrou uma fila de 21 anos sem títulos em General Severiano. Pela equipe da Colina, a lista é grande: 4 Estaduais, 2 Brasileiros, a Libertadores de 98, uma Mercosul e um Rio-São Paulo.

Após encerrar a carreira pelo Vasco em 2000, Luisinho resolveu continuar próximo ao futebol e virou agente de jogadores. Porém os planos para o futuro são outros. Agora, o ex-volante planeja se tornar treinador.

- Depois que me aposentei me tornei agente. Recentemente, fiz um curso de dois anos de treinador e agora estou planejando entrar para este ramo. Agora, o primeiro passo é fazer um estágio. Vou falar com alguns treinadores. Acho que essa experiência vai ser interessante. Na verdade, estou aguardado a virada de ano para começar esta mudança – afirmou, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Questionado sobre qual seria o motivo da mudança, o ex-volante afirma que planeja estar mais próximo dos campos. Como empresário, Luisinho acredita que fez a sua parte.

- Não é questão de gostar. Acho que já ajudei muitos jogadores. Dentro do que eu pude fazer, as pessoas que precisaram foram bem atendidas. É mais uma questão pessoal, quero estar mais próximo do campo.

Luisinho subiu para os profissionais do Botafogo em 83. Seis anos depois, participaria do título que é celebrado no clube até hoje: o Campeonato Carioca de 89. A vitória sobre o Flamengo tirou o Alvinegro de uma fila de 21 anos sem conquistas (assista no vídeo ao lado). O ex-volante faz questão de lembrar que foi ele que deu o passe para Mazolinha cruzar para Mauricio fazer o gol que deu a taça para o Glorioso.

- Comecei no Botafogo e conquistamos o bi em 89 e 90. Eu cheguei lá com 13 anos. Fiquei lá 11 temporadas e saí com 24 anos. A torcida do Bota tem um carinho por mim até hoje. Em 89, no título sobre o Flamengo, fui eu que dei o passe para o Mazolinha no lance do gol.

Após oito temporadas jogando pelo time profissional do Botafogo, o ex-volante deixou o Glorioso para vestir a camisa do Vasco no final de 90. Mesmo saindo do clube de General Severiano para jogar por um rival, Luisinho afirma que os torcedores botafoguenses o apoiam até hoje.


- No final de 90, o Vasco ofereceu uma proposta melhor, que interessou ao Botafogo. O que achei legal é que a torcida alvinegra sempre me apoiou muito. No meu primeiro jogo contra o Glorioso, mesmo com o Vasco ganhando, recebi uma homenagem da torcida botafoguense.


O ex-jogador participou de uma das gerações mais vitoriosas do Vasco. Luisinho atuou pelo clube de 91 a 2000 e, nesse período, deixou a Colina em duas oportunidades. Em 93, foi para o Celta de Vigo e em 94 disputou o Brasileirão pelo Corinthians. Mesmo com a boa passagem pelo Botafogo, o ex-jogador revela que guarda um carinho especial pelo time de São Januário e lista suas conquistas mais marcantes com a camisa cruzmaltina.

- Claro que, como eu fiquei 10 anos no Vasco, tem uma coisa especial. Meu filho está jogando lá. Quando sou convocado para ir ao clube, sempre vou. O clube me respeita muito. A Libertadores, o Brasileiro de 97 e o tri carioca foram títulos me marcaram muito.


 Luisinho ao lado de Odvan e Juninho Pernambucano Em 93, Luisinho disputou a Copa América pela Seleção Brasileira e era cotado para disputar a Copa do Mundo. No entanto, uma proposta do Celta de Vigo o levou para o futebol espanhol, período em que o ex-volante não foi mais convocado para vestir a amarelinha. O ex-jogador acredita que se não tivesse saído do Brasil poderia ter jogado o Mundial nos Estados Unidos, mas lembra que Parreira já tinha um time em mente.

- Tinha disputado a Copa América e acabou pintando essa proposta do Celta. Se eu tivesse ficado no Brasil de repente poderia ter ido para a Copa. Mas não me arrependo de ter saído, mesmo não sendo convocado, até porque já tinha um grupo formado.

Luisinho pendurou as chuteiras em 2000, após a épica conquista da Mercosul sobre o Palmeiras, no Parque Antártica, quando o Vasco virou o placar de 3 a 0 para 4 a 3. O ex-jogador se aposentou logo após um dos momentos mais difíceis da sua vida profissional, em que sofreu uma séria lesão no tornozelo. Após três cirurgias, o ex-volante faz questão de encerrar a carreira jogando bola e afirma que a idade avançada pesou na hora da decisão.

- Vim de uma contusão grave em 99. Foram três cirurgias no tornozelo, tive que parar um ano e meio e só voltei no meio de 2000 já com o Oswaldo como treinador. Depois disso, joguei o Brasileiro e a Mercosul. Eu já estava para encerrar a carreira, até por causa da idade. Mas fiz questão de ficar mais um tempo, não quis parar lesionado - afirma o jogador, que se lesionou justamente em uma partida diante do Palmeiras pela Mercosul, no ano anterior ao título cruzmaltino.