Total de visualizações de página

Botafogo aposta na base por um ano melhor

Revelações do clube devem ter mais espaço em 2010

Gabriel é um dos garotos que deve ter mais chances no próximo ano (Crédito: Ricardo Cassiano)

Cipriano Junior
RIO DE JANEIRO

Entre em contato Hugo Perruso
RIO DE JANEIRO 

Um ano de aprendizado. Assim foi 2009, tanto para o Botafogo quanto para os jogadores revelados pelo clube e aproveitados no elenco profissional. Assim, o objetivo no ano que vem é um só: afirmação.

– Foi bom. Joguei partidas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Pude pegar experiência e, também, ajudar a equipe – analisou o meia Rodrigo Dantas.

Além dele, o lateral-esquerdo Gabriel e o volanteWellington Júnior, todos de 20 anos, tiveram algumas oportunidades, contudo não conseguiram se tornar titulares.

Para a atual diretoria do Botafogo, que tomou posse no início de 2009, a questão financeira foi um problema grande e o desempenho do elenco foi turbulento. Uma maior aposta na base tem como objetivos direcionar recursos para contratações de atletas de peso e, também, dar visibilidade a esses jogadores de olho em uma futura negociação.

Para os jovens, a expectativa por mais espaço no Alvinegro é vista com esperança, sob a referência de exemplos recentes de sucesso.

– Há o Neymar, no Santos, os meninos do Fluminense... Este ano foi bom e acredito que as coisas ruins não vão se repetir. A experiência vem com o aprendizado. Coisas melhores estão por vir – disse Gabriel.

A permanência do técnico Estevam Soares no Botafogo, contratado em agosto, é uma das armas dos jogadores para ganhar respaldo.

Afinal, ele já está convivendo com o grupo há algum tempo e, após o sufoco dessa primeira parte do trabalho, quando lutou contra o rebaixamento até a última rodada do Brasileiro, ele terá tempo para analisar a fundo as opções do elenco.

– Nada mais justo do que manter o treinador que fez um bom trabalho. Estou confiante em fazer uma ótima pré-temporada e buscar ser titular, ter mais oportunidades. Será o momento até para ele me conhecer melhor, pois estive algum tempo fora com a Seleção Brasileira (sub-20) – explicou Wellington Júnior.

Além desses nomes o Botafogo pretende apostar em outros garotos. Alguns juniores terão a oportunidade de ir para a pré-temporada em Saquarema e começar a treinar entre os profissionais.

O atacante Caio foi integrado aos profissionais no fim do Brasileiro e vai continuar. Ele terá a companhia do atacante Alex e do zagueiro Felipe Reis. O A apoiador Fábio Pará também vai se juntar ao grupo. Ele chegou a disputar a Série B do Carioca pelo Olaria e agora volta ao Botafogo.

Essas revelações vão se juntar a Renan, Milton Raphael, Luís Guilherme, Alex Lopes, Gabriel,Wellington Júnior, Rodrigo Dantas, Júnior. Como são muitos jogadores e nem todos serão aproveitados, a diretoria pretende emprestar alguns para disputarem o Estadual e ganharem experiência.

NOVOS ARES

Por outro lado, o atacante Laio, também de 20 anos e que integrou o elenco ao longo da temporada, entrará 2010 no Macaé, em busca de espaço para mostrar seu futebol.

A confiança para quem fica, no entanto, é ser parte importante da engrenagem que se deseja montar para recolocar o Botafogo na briga por títulos, apagando o sofrimento recente para escapar da degola.

– Entramos para brigar pelo primeiro lugar, e lutar para não cair é chato. Eu tive chance de atuar no Brasileiro em 2008, mas para o Rodrigo e o Gabriel foi o primeiro campeonato deles, e é complicado que tenha sido assim. Mas o que passou, passou. É começar no Carioca com tudo – disse Wellington.