Total de visualizações de página

Jairzinho ganhará estátua no Engenhão

Furacão se juntará a Nilton Santos e Garrincha e será imortalizado no estádio do Glorioso


Edgar Duvivier é o responsável pelo projeto (Crédito: Pedro Kirilos)

Rodrigo Ciantar
RIO DE JANEIRO

– Serei mais um guardião a tomar conta do Engenhão. Assim definiu Jairzinho sobre a homenagem que receberá de torcedores do Botafogo. O Furacão se juntará a Nilton Santos e Garrincha e será imortalizado. Ele também terá uma estátua na Entrada Oeste do estádio. A inauguração está prevista para o mês de julho.

A equipe de reportagem do LANCE! visitou com exclusividade o ateliê do artista plástico responsável pelo projeto, Edgar Duvivier, e acompanhou os retoques finais da homenagem ao Furacão.

– Fico feliz por poder homenagear mais um grande ídolo do Botafogo. Com Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho na entrada do Engenhão, os rivais vão tremer – disse o botafoguense Duvivier.

TV Lance! acompanha a produção da estátua de Jairzinho, que será colocada no Engenhão

Ele explicou o passo a passo para a construção da estátua do Furacão da Copa de 70.

– Primeiro, procurei imagens do Jairzinho. Depois, fiz os traços do rosto e do corpo. Faltam pequenos detalhes para tirar o molde e enviar para a fundição. De lá, a estátua já sairá em bronze – explicou.

Edgar Duvivier também foi responsável por dar formas às estátuas de Nilton Santos e Garrincha. Mas ele aponta uma diferença na homenagem a Jairzinho:

– As dimensões são iguais. A estátua também tem 2,5m de altura e mais 2m com o pedestal. Mas fiz o Jairzinho comemorando gol, algo que foi comum na carreira dele. Não apenas pelo Botafogo, mas como pela Seleção Brasileira.

O projeto foi tocado por torcedores do Botafogo. A estátua custou R$ 56 mil, dividido por 16 cotas de R$ 3,5 mil (ver quadro na página).

Jair zinho foi convidado para acompanhar o processo de produção de sua estátua, mas não pôde comparecer ao local. Por telefone, porém, o ex-jogador se mostrou muito feliz com a homenagem.

– Ainda não vi a estátua, mas sei que vou gostar. Estou muito feliz por essa homenagem. É sinal de que tudo o que fiz na carreira está cada vez mais sendo reconhecido. Quero agradecer aos botafoguenses, que sempre me trataram com carinho – comentou Jairzinho, emocionado. Apenas mais um ídolo eternizado.