Total de visualizações de página

Diante do Botafogo, Cruzeiro tenta manter tabu e acalmar sua torcida

Time mineiro não perde para o alvinegro há 13 anos. Alvinegro, que não terá Caio e Herrera, sonha com vitória e liderança do Brasileiro

Por Fred Huber e Rodrigo Fuscaldi
Belo Horizonte

Nesta quarta-feira, o Cruzeiro terá a oportunidade de manter um tabu que já dura 13 anos. O time mineiro não perde em casa para o Botafogo desde 1997, quando os cariocas – de virada – venceram por 3 a 2. Desde então, foram nove jogos realizados em Minas Gerais, com sete vitórias celestes e dois empates. Mas o Alvinegro, em boa fase, promete ser um adversário duro de ser batido. O time carioca sonha com os três pontos que podem o levar ao primeiro lugar no Campeonato Brasileiro.

A Raposa está em oitavo lugar com cinco pontos, enquanto o Glorioso, com sete, está na terceira posição. O duelo, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado no Mineirão, às 21h50m (de Brasília). A presença de público deve ser pequena, já que o torcedor cruzeirense ainda não aceitou a eliminação na Libertadores. Um bom resultado é uma exigência da torcida, que – mesmo em número reduzido – promete protestar nas arquibancadas.

A TV Globo e o PFC transmitem a partida ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.



                                                  Raposa não contará com Fabrício
                                                  Kleber está confirmado no ataque celeste.
                                                 (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

O volante Fabrício é o grande desfalque do Cruzeiro para o confronto desta quarta-feira. O jogador já foi vetado pelo departamento médico e seguirá em tratamento de uma lesão muscular na coxa direita. Para seu lugar, Elicarlos deverá ser a opção.

O problema é que Adilson Batista ainda não sabe se poderá contar com o lateral-direito Jonathan. O jogador ainda é dúvida por causa de um estiramento muscular na coxa esquerda, sofrido no primeiro jogo contra o São Paulo, no Mineirão. Jonathan, porém, afirmou que – mesmo longe das condições físicas ideais – espera estar em campo e ajudar a equipe a conquistar a vaga.

Caso Jonathan não possa jogar, Elicarlos será novamente improvisado na lateral direita. Nesse caso, Pedro Ken e Fabinho brigariam por uma vaga no meio-campo.

- É um jogo importante, já que o Botafogo está brigando lá na frente. É um confronto direto. Vai ser difícil, mas a gente espera vencer dentro de casa. Nós não esperamos que o torcedor tenha paciência, já que os resultados não estão vindo. A gente vai encontrar dificuldade, independentemente de o Botafogo jogar mais recuado. Eles são os campeões cariocas, mas temos que jogar bem e ganhar, pensando lá na frente – disse o atacante Kleber.

O Gladiador, a propósito, está confirmado. Ele fará dupla com Thiago Ribeiro na tentativa de chegar à vitória depois de quatro jogos. Nas últimas partidas, o time perdeu duas para o São Paulo (Libertadores) e empatou com Avaí e Guarani (Brasileiro).

                                             Botafogo não terá seu ataque titular

                                           Edno terá uma chance no time titular do Botafogo
                                           (Foto: Ag. Estado)

O técnico Joel Santana tem um sério problema para escalar sua equipe: a ausência do ataque titular. Caio e Herrera se desentenderam na última rodada, contra o Goiás, levaram o cartão vermelho e estão suspensos. A tendência é que o treinador lance os dois únicos homens de frente que restam no elenco: Edno e Alex, de 19 anos (Loco Abreu está com a seleção uruguaia). O restante do time deve ser o mesmo que venceu o time goiano por 3 a 0.

Joel sabe que a missão em Minas não será das mais fáceis, mas sonha com os três pontos que podem deixar a equipe em condição ainda melhor no Brasileiro.

- Acho que o Cruzeiro é um dos cinco times favoritos da competição. Será um jogo muito difícil. Espero que os jogadores estejam preparados. Uma vitória nos deixaria em uma situação muito boa. São pontos que podem fazer a diferença lá na frente - declarou o comandante alvinegro.

Edno, que terá a esperada chance de iniciar uma partida, acredita que o desespero do time celeste - e de sua torcida - poderá se tornar uma arma a favor do Bota na partida. O atacante defendeu o Cruzeiro em 2004.

- O Cruzeiro é uma equipe rápida, e seus laterais saem bastante. Precisamos anular as armas deles e jogar também. Se suportarmos bem os primeiros 15 minutos, a torcida vai xingá-los. Isso pode atrapalhar os jogadores e nós sermos favorecidos.


CRUZEIRO X BOTAFOGO Fábio; Jonathan (Elicarlos), Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Elicarlos (Pedro Ken), Henrique, Marquinhos Paraná e Roger; Thiago Ribeiro e Kleber. Jefferson; Fahel, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Lucio Flavio e Somália; Edno e Alex (Renato Cajá).

Técnico: Adilson Batista Técnico: Joel Santana

Local: Mineirão, Belo Horizonte. Data: 26/05/2010 Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas (BA). Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Belmiro da Silva (BA).

Transmissão: A Rede Globo eo canal Premiere transmitem o jogo a partir de 21h50m (de Brasília)

Tempo Real: O GLOBOESPORTE acompanha todos lances