Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Joel Santana e a sua prancheta: trabalho e seriedade para alcançar objetivos no Bota
No Campeonato Carioca, o Botafogo consolidou a sua volta por cima. Após um início irregular, o time conquistou uma vaga na final vencendo a Taça Guanabara e recentemente se garantiu por antecipação, com uma campanha sem sobressaltos, na semifinal da Taça Rio. Mas falta ainda alcançar triunfos em termos nacionais, e a oportunidade será nesta quinta-feira, quando o Alvinegro recebe o Santa Cruz, no Engenhão, às 21h30m (de Brasília), na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil. O SporTV 2 transmite ao vivo para todo o país, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
No jogo de ida, no Recife, o Botafogo venceu por 1 a 0, o que lhe dá a vantagem do empate em casa para chegar às oitavas de final. Se quiser chegar à próxima etapa e enfrentar o Atlético-GO, que eliminou o Bahia apesar da derrota por 1 a 0 em Salvador (no jogo de ida, o time goiano venceu por 2 a 0), o Santa Cruz precisará vencer por dois ou mais gols de diferença, ou até por um, desde que marque dois ou mais gols (2 a 1, 3 a 2, 4 a 3...). Se os pernambucanos fizerem 1 a 0, a decisão será nos pênaltis.
- Temos o trunfo de jogarmos em casa. No futebol não é possível fazer muitas previsões, mas acho que temos condições de nos classificar, embora o adversário não seja tão bobo como alguns podem pensar. O Botafogo, por ser o Botafogo, precisa se preparar para vencer. Não pode vir outra palavra da nossa boca - disse o técnico Joel Santana
O Botafogo começou a temporada sendo considerado a quarta força do Rio de Janeiro, mas a sua evolução no Estadual, capitaneada por Joel, levou a equipe a mostrar um futebol consistente. No entanto, a classificação sofrida na primeira fase, diante do São Raimundo-PA, acendeu a luz de alerta em General Severiano. O grupo sabe que toda a atenção e seriedade serão fundamentais para que não haja um susto que pode significar uma nova eliminação na segunda fase, assim como aconteceu em 2009, diante do Americano.
Joel garante que o Botafogo vai encarar com a mesma seriedade as partidas que disputará nas duas frentes na temporada. Para o treinador, não há como estabelecer uma prioridade em competições igualmente importantes no primeiro semestre.
- Todas as competições oficiais merecem respeito. Não é todo o dia que se ganha uma Copa do Brasil, mas existe entre nós o mesmo respeito em relação ao Campeonato Carioca e ao Brasileiro. Sou metade técnico, metade torcedor e sei que a torcida quer sempre vencer - disse.
Mesmo acusando sinais de cansaço com a sequência de partidas – este será o terceiro compromisso em oito dias – o Botafogo terá o time quase completo diante do Santa Cruz. A única ausência será Sandro Silva, expulso no estádio do Arruda. O técnico deixou aberta a possibilidade de escalar O lateral-direito Alessandro, o volante Eduardo, o zagueiro Fábio Ferreira ou o atacante Caio. O xodó da torcida deve ganhar mais uma chance de começar jogando.
O Santa Cruz promete empenho e futebol ousado, já que precisa marcar pelo menos um gol para eliminar o Botafogo. No entanto, o técnico Dado Cavalcanti não poderá contar com alguns titulares, todos machucados. Os laterais-direitos Gilberto Matuto e Baiano, o zagueiro Leandro Cardoso e o meia Jackson estão vetados pelo departamento médico. Em compensação, a equipe volta a contar com o volante Dedé, recuperado de lesão.
BOTAFOGO SANTA CRUZ
Jefferson, Fahel, Antônio Carlos e Danny Morais; Somália, Leandro Guerreiro, Lucio Flavio, Caio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu Tutti, Wellington, Alysson, Luiz Eduardo e Edson Miolo; Léo, Goiano, Dedé e Elvis; Joelson e Brasão
Técnico: Joel Santana Técnico: Dado Cavalcanti
Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro Data: 01/04/2010 Horário: 21h30m (de Brasília) Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF) Auxiliares: Renato Miguel Vieira (DF) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Transmissão: O SporTV 2 exibe a partida ao vivo para todo o país
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h (de Brasília).