Total de visualizações de página

Com tudo que tem direito, Botafogo vence o Corinthians em festa do título carioca

Em dia de agradecimentos a Joel Santana e homenagem a Armando Nogueira, Glorioso faz festa do torcedor com 3 a 1 no Engenhão

Cahê Mota
Rio de Janeiro


           Loco Abreu comemora no Engenhão: uruguaio abriu o placar para o campeão carioca

Troféu, faixas, Joel Santana, gol dos ídolos e vitória. A festa de comemoração do título carioca do Botafogo, neste domingo, no Engenhão, foi perfeita. Com um 3 a 1 sobre o Corinthians, o Glorioso celebrou não apenas a conquista do Estadual, mas também a permanência do treinador no clube após assédio do rival Flamengo.

Autores dos gols que garantiram o campeonato, há uma semana, contra o Rubro-Negro, Loco Abreu e Herrera deixaram suas marcas, assim como Edno. Souza, muito hostilizado durante toda a partida, descontou. Antes do jogo, vídeos com momentos marcantes da história do clube, entrega das faixas e homenagem ao jornalista Armando Nogueira, falecido recentemente, aqueceram o torcedor, que não se cansou de grita “é campeão” e “Joel é do Fogão”. Ao todo, 13.880 alvinegros estiveram no estádio (10.609 pagantes).

Agora, o Botafogo descansa e só treina até a estreia no Campeonato Brasileiro, no próximo dia 8 de maio, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, contra o Santos. O Corinthians, por sua vez, tem pela frente o jogo mais importante do ano: contra o Flamengo, quarta-feira, às 21h50mm, no Maracanã, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.

Antes do amistoso com o Corinthians, os botafoguenses vestiram a faixa de campeão estadual

Botafogo usa arma fatal para largar na frente

O jogo era comemorativo, a festa era para o Botafogo, mas o Corinthians não quis saber de dar moleza. Mais incisivo desde o minuto inicial, o Timão parecia fazer do confronto uma prévia das oitavas de final da Libertadores, contra o Flamengo, e pressionou durante todo o primeiro tempo. Só faltou ao time paulista marcar a principal jogada do Botafogo, que saiu na frente com gol de Loco Abreu, de cabeça.

Após muita festa e homenagem ao jornalista Armando Nogueira antes do apito inicial, bastou a bola rolar para que os corintianos mostrassem que não estavam para brincadeira. Logo no primeiro minuto, Defederico arrancou pelo meio e chutou de fora da área. O herói do título estadual, Jefferson, fez a defesa e recebeu aplausos empolgados das arquibancadas.

Quatro minutos depois, o Glorioso deu o troco, com chute de Herrera por cima do gol. Entretanto, o Timão permanecia no campo ofensivo. Muito hostilizado pelos alvinegros, Souza teve boa chance aos oito, após passe de Marcelo Mattos, mas chutou por cima do gol.

E os reservas corintianos pareciam querer mostrar a Mano Menezes que têm vaga na equipe que entrará em campo na próxima quarta-feira. Aos 19, Alessandro fez linda jogada pela direita, colocou a bola entre as pernas de Fábio Ferreira e acertou a rede pelo lado de fora. Passaram dois minutos até que uma nova boa chance fosse criada, e Marcelo Mattos, em cobrança de falta, obrigou Jefferson a fazer boa defesa.

Diante de um Botafogo sonolento, o Corinthians tinha dificuldades para criar boas jogadas. Aos 38, surgiu a melhor oportunidade: Jorge Henrique recebeu lançamento longo e, na frente do goleiro, rolou para Defederico. Atrapalhado por Fábio Ferreira, o argentino se enrolou todo e perdeu o gol sem goleiro.

Foi quando o Botafogo deu seu golpe certeiro, justamente como aconteceu durante todo Estadual. Aos 41, após Herrera brigar com a zaga, Loco Abreu recebeu no bico da pequena área e chutou para fora. O ponto forte do uruguaio, no entanto, é a cabeça e, aos 44, ele não perdoou.

Alessandro avançou com liberdade pela direita, olhou para o meio da área e cruzou na medida para o atacante testar no ângulo esquerdo de Rafael Santos e despertar o torcedor, que trocou o grito de gol pelo “é campeão”.

Sem fazer força, Glorioso confirma festa e vitória

Em vantagem e com quatro substituições, entre elas a entrada do talismã Caio, o Botafogo voltou para o segundo tempo com outra cara: mais ligado e objetivo. Já aos dois minutos, mais um gol: Edno cobrou falta em cima de Rafael Santos, que colaborou e viu a bola entrar em seu gol.

Do lado corintiano, o entusiasmo não era o mesmo do primeiro tempo e apenas Souza, louco para responder às vaias da torcida, buscava jogo. Aos quatro, o atacante chutou de longe para boa defesa de Jefferson. Dois minutos depois, o atacante fez fila na área alvinegra, mas foi atrapalhado por Paulinho, que chutou em cima do goleiro.

Os minutos iniciais, por sinal, foram perfeitos para a consagração ainda maior de Jefferson, que impediu gols de Jorge Henrique Edu, aos 11 e 13, e foi ovacionado com o coro de “melhor do Brasil”. E o Botafogo, mais uma vez, subiu ao ataque para um golpe fatal.

Aos 14, Marcelo Cordeiro partiu em velocidade pela esquerda e cruzou no primeiro pau. Herrera se antecipou a Rafael Santos e fez de cabeça: 3 a 0. Os botafoguenses ainda comemoravam quando, aos 16, o xingado Souza aproveitou passe de Jorge Henrique e, de carrinho, diminuiu.

A essa altura, Joel Santana e Mano Menezes já tinham feito inúmeras substituições em suas equipes e a partida voltou a ganhar velocidade. Aos 23, Loco Abreu mais uma vez foi mortal em uma jogada área. O árbitro William de Souza Nery, porém, marcou falta em Paulo André e anulou o gol.

Foi o último lance digno de registro em uma partida onde alegria contagiante do torcedor do Botafogo chamou mais a atenção do que o futebol.

Ficha técnica:

BOTAFOGO 3 x 1 CORINTHIANS

Jefferson; Fahel, Antônio Carlos (Wellington) e Fábio Ferreira; Alessandro (Marcelo Cordeiro), Leandro Guerreiro, Túlio Souza (Edno), Renato (Caio) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Rafael Santos; Alessandro (Balbuena), Paulo André, Leandro Castan e Escudero (Dodô); Marcelo Mattos, Boquita (Paulinho), Edu Gaspar e Defederico; Jorge Henrique e Souza.

Técnico: Joel Santana. Técnico: Mano Menezes.

Gols: Loco Abreu, aos 44 minutos do primeiro tempo. Edno, aos três, Herrera, aos 14 e Souza, aos 16 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Antônio Carlos (Botafogo).

Estádio: Engenhão. Data: 25/04/2010.