Com palavras de cobrança e incentivo, treinador busca dar organização ao Botafogo antes da partida contra o Madureira
Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro
Depois de trabalhar separadamente defesa e ataque na última segunda-feira, Joel Santana reuniu todo o grupo e promoveu um coletivo que começou apenas no início da noite nesta terça, no campo anexo do Engenhão. Preocupado em dar organização tática antes da partida decisiva contra o Madureira, que acontece nesta quinta-feira, às 19h30, no Maracanã, o treinador usou e abusou das palavras – de incentivo e de ordem – para que o Alvinegro encontre o melhor futebol a tempo de garantir a classificação para a semifinal da Taça Guanabara.
Na atividade, que durou 40 minutos, Joel repetiu a escalação que utilizou no primeiro dia da semana: Jefferson, Antônio Carlos, Fahel e Fábio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Eduardo, Lucio Flavio e Marcelo Cordeiro; Herrera e Loco Abreu. O treinador manteve a marcação como prioridade, mas sem perder de vista a organização e a busca pelo gol.
- Joga para a frente! - gritou o técnico, depois que Eduardo deu passe para o lado numa movimentação ofensiva.
- Quero todo mundo aqui em dez segundos! - exigiu Joel, cobrando organização e velocidade na volta ao campo defensivo após uma jogada de ataque.
- Acontece. Estamos aqui para cobrar um dos outros mesmo - disse ele, após uma falha defensiva que quase resultou num gol de Renato para os reservas.
Na maior parte das vezes, os gritos de Joel Santana cobravam firmeza na marcação desde a saída de bola do adversário:
- Pega aí, porque ele está muito animadinho - pediu o técnico, referindo-se ao lateral-direito reserva Wellington Júnior.
Embora ainda mostrando pouca qualidade técnica, embora não tenha faltado dedicação, os titulares venceram por 2 a 0. O placar foi aberto por Loco Abreu, que, de pouco depois do meio de campo, encobriu o goleiro Renan. O segundo foi de Caio, que entrou aos 25 minutos, no lugar de Fahel.
A última etapa do treinamento foi dedicada às jogadas de bola parada. O treinador trabalhou o posicionamento e ensaiou a movimentação dos titulares nas cobranças de falta alçadas à área.
Nesta terça, o treinador participou do programa Arena Sportv e disse que "não chegou ao Botafogo para ser vice" (veja o vídeo).