Total de visualizações de página

Em troca de garantias, Sindicato dos Atletas do Rio aceita jogar às 16h

Pedido foi feito pela Federação e aprovado por representantes dos jogadores em reunião. Em 2011, jogos terão que começar às 17h

Guilherme Marques
Rio de Janeiro


O Sindicato dos Atletas de Futebol do Rio de Janeiro aceitou o pedido da Federação Estadual para que os jogos de três equipes da Primeira Divisão - , Madureira, Resende e Boavista - sejam iniciados às 16h (de Brasília). Na última quarta-feira, o sindicato obteve uma liminar na 4ª Vara da Justiça do Trabalho do Rio impedindo que as partidas do Campeonato Carioca começassem antes das 17h, alegando que a medida era em prol da saúde dos jogadores diante do forte calor registrado neste mês no Rio.

Madureira, Resende e Boavista ganharam esta exceção devido à falta de iluminação artificial em seus estádios, o que impede a realização de jogos à noite. Na reunião, realizada na tarde desta segunda-feira, ficou acordado entre os atletas e o presidente da instituição, Alfredo Sampaio, que a medida somente terá valor depois que a Ferj cumpra exigências feitas pela entidade de atletas. Após essa concordância, o sindicato vai pedir à juíza responsável pelo caso que suspenda a liminar.

- Agora que terminou o horário de verão escurece mais cedo e inviabiliza qualquer jogo (em estádio sem iluminação). E como esses clubes perderiam o mando de campo, por não oferecer condições propícias, eles aceitaram. Mas para o ano que vem, os clubes vão ter que se adequar. Nenhum jogo vai ser antes das 17h, seja qual for – disse a advogada do sindicato, Ana Beatriz Macedo, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

De acordo com a advogada, o objetivo da entidade não é atrapalhar o campeonato, e sim, oferecer condições dignas aos atletas. Caso a resposta da federação seja positiva, o sindicato vai redigir um termo com detalhes do acordo nesta terça-feira e entregar à juíza, que irá analisar.

O atacante Tony, do Boavista, foi um dos que concordaram com a proposta, evitando assim a possível realização de partidas às 8h, com a Federação tinha informado na semana passada.

- Achei essa decisão muito boa, pois por mais que o jogo seja marcado para as 16h, no segundo tempo já vai estar menos quente. Além disso, mantemos o direito de jogarmos em casa, no nosso estádio, com o apoio da nossa torcida. A programação seria toda contrária ao que estamos acostumados. Teríamos que acordar umas quatro horas antes para nos prepararmos para o jogo. Esse horário atípico não faria nada bem aos jogadores – disse, por intermédio da assessoria de imprensa do Boavista.