Total de visualizações de página

Futebol carioca: cama confortável de Joel

Treinador campeão da Taça Guanabara pelo Botafogo conquistou 60% de seus títulos comandando equipes do Rio de Janeiro

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro


                 Técnico Joel Santana tem 60% de seus títulos conquistados no futebol carioca

Numa trajetória de quase 30 anos como treinador, Joel Santana conquistou 13 títulos por clubes brasileiros, sendo que oito aconteceram no Rio de Janeiro. O aproveitamento de 61% em sua cidade natal seria suficiente para comprovar o tamanho de seu conforto ao dirigir uma equipe da cidade. Mas como ele não é ligado a números, prefere, bem ao seu jeito, dizer o porquê de uma marca tão significativa, que pode ser aumentada se o Botafogo garantir mais um título do Campeonato Carioca, após garantir vaga na final vencendo o Vasco na decisão da Taça Guanabara.

- Onde você se sente mais confortável: dormindo na sua cama ou na de um hotel? Comigo é a mesma coisa. No Rio me sinto melhor, pois sempre tiver maior tranquilidade para trabalhar. E olha que rodei muito por aí. Só de Arábia Saudita foram cinco anos. Felizmente tenho bom relacionamento com todos os clubes daqui - frisou.

Joel Santana é o segundo maior treinador campeão carioca, com seis títulos (ficando a três de Flávio Costa): em 1992 e 93 pelo Vasco, 1995 pelo Fluminense, 1997 pelo Botafogo e 1996 e 2008 pelo Flamengo. Ainda conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa Mercosul de 2000 pelo clube de São Januário. Fora do Rio de Janeiro, conquistou o Campeonato Baiano de 1994 e 1999 pelo Bahia e de 2002 e 2003 pelo Vitória, além da Copa do Nordeste de 2003, também pelo rubro-negro baiano.

No Rio de Janeiro, Joel Santana também pode ser orgulhar de estar invicto nas 11 decisões de turno que disputou. Foram seis títulos da Taça Guanabara (1987, 92, 96, 97, 2008 e 2010) e cinco da Taça Rio (1992, 93, 96, 97 e 2001). Por esses e outros motivos, o treinador garante que, aos 61 anos, vai pensar muitas vezes ao analisar possíveis propostas de trabalho fora da cidade quando terminar seu vínculo com o Botafogo, que vai até 31 de dezembro.

- Com certeza vou cumprir até o fim o meu atual contrato com o Botafogo. O futuro a Deus pertence, mas hoje estou feliz aqui no Rio. Já passei muitos anos fora, e minha prioridade é ficar mais perto da minha família e dos meus amigos - observou.