Foto: Agência Lance
Bastou apenas uma semana de trabalho para Joel Santana mudar completamente o ambiente no Botafogo. Com seu estilo irreverente, brincalhão e na base do "morde e assopra", o novo treinador vem ganhando o grupo aos poucos.
Na atividade de segunda-feira, no Engenhão, Joel abusou do bom humor para motivar os jogadores que treinaram sob o calor. Apesar das brincadeiras, não perdeu o pulso e, quando precisou, deu várias broncas para corrigir posicionamentos. Aos gritos de "pega, pega, morde", mandou seu recado.
"Time que quer ser campeão tem que gostar de marcar", afirmou, cobrando entrega. Um dos jogadores que mais conversaram com o treinador, o volante Leandro Guerreiro festejou a chegada de Joel. "É sempre bom ter um técnico que tem estrela, espírito de vencedor e experiência. Ele trouxe alegria de que o grupo precisava", afirmou o defensor.
O zagueiro Fábio Ferreira, que foi titular durante o treino tático, é outro que aprova o estilo do novo comandante. "O Joel é um cara que brinca com todo mundo, que dá risada, e isso é importante. Mas quando precisa chama atenção".
E chama mesmo. Até quando o treino termina, nada passa despercebido ao treinador. O lateral Marcelo Cordeiro que o diga. Achando que a atividade havia acabado, deixou o gramado para ficar em uma das poucas sombras do estádio. Joel o chamou de volta. "Todo mundo aqui no sol e você quer ficar na sombrinha?", disse, sorridente, puxando palmas para o jogador. Joel foi além, provocando: "foi ao banheiro? Nmero um ou número dois?".
O técnico também definiu treinos mais longos, porém apenas em um período, o que agradou aos jogadores. Para poupar o grupo do verão carioca, o comandante tem optado por trabalhar à tarde.
Os treinos desta terça e de quarta-feira, por exemplo, começam às 17h. Mas se engana quem pensa que o grupo terá moleza. A concentração para o jogo de quinta será antecipada para esta terça.