Total de visualizações de página

Botafogo e Palmeiras fazem duelo sem direito a erros no Engenhão


Alvinegro luta para permanecer na Série A, e Verdão vai ao Engenhão com a esperança de conquistar o título nacional





Uma partida na qual ninguém tem o direito de errar. Esta é a definição do confronto entre Botafogo e Palmeiras, que acontece neste domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro. Serão duas equipes lutando por objetivos diferentes, mas com a mesma apreensão, pois será a última oportunidade de o Alvinegro escapar do rebaixamento e do Verdão de conquistar o título ou, ao menos, se garantir na Taça Libertadores do ano que vem. A Rede Globo (para São Paulo) e os canais por assinatura PFC 5 e PFC Internacional transmitem ao vivo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, a partir das 16h30m.


Em 17º lugar no Brasileiro, com 44 pontos, o Botafogo chega à última rodada dependendo apenas de suas forças para se manter na Série A. A vitória, independentemente dos demais resultados da rodada, confirma este objetivo, mas o empate pode ser suficiente se o Fluminense vencer o Coritiba. O Palmeiras, que ocupa a terceira posição e soma 62 pontos, pode ser campeão se vencer o Alvinegro, e Flamengo e Internacional não derrotarem Grêmio e Santo André, respectivamente. A vaga na Libertadores estará assegurada até no caso de derrota neste domingo - isso se o Cruzeiro tropeçar no Santos.

Desde a derrota por 2 a 0 para o Atlético-PR, em Curitiba, os sentimentos de tensão e otimismo estiveram lado a lado no Botafogo. Ao mesmo tempo em que enaltece o fato de depender apenas de seu resultado para permanecer na elite, o grupo sabe que enfrentar um Palmeiras ainda com objetivos a alcançar é uma tarefa de extrema dificuldade. Por isso, o Alvinegro se apoia, por incrível que pareça, no Engenhão.

O estádio, que durante grande parte do Brasileirão foi sinônimo de tropeços, nas últimas três rodadas significou vitórias para o Botafogo. A mais recente delas foi o 3 a 2 sobre o São Paulo, que manteve a equipe viva na luta contra a degola. Ao contrário do que é comum, o Engenhão estará lotado neste domingo, com 40 mil torcedores esperados - até sábado, 35 mil ingressos já haviam sido vendidos.

- O mais importante neste momento é lutar e honrar a camisa do Botafogo. Em 90 minutos, precisamos fazer tudo o que não fizemos durante o ano todo. A torcida vai nos ajudar, e vamos conquistar a vitória - afirmou o atacante Reinaldo.

Dois personagens importantes da vitória sobre o São Paulo estarão de volta neste domingo para ajudar o Botafogo a escapar do rebaixamento. O atacante Jobson, autor de dois gols, e o zagueiro Juninho, ambos expulsos, cumpriram suspensão automática na última rodada e retornam ao time titular - capitão do time, Juninho pegou dois jogos de gancho em julgamento nesta sexta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas o departamento jurídico do clube agiu rápido e conseguiu um efeito suspensivo. Os reforços são encarados como fundamentais para uma equipe que tem apenas 50% de aproveitamento nas partidas disputadas em casa neste Brasileirão.

E como a partida contra o Tricolor Paulista serve como referência, o técnico Estevam Soares decidiu não fazer mistério e repetir a escalação que atuou duas semanas atrás. Com isso, o time entrará em campo com uma atitude ofensiva, mas sem afobação.

Título é sonho, enquanto Libertadores é questão de honra

Depois de liderar a competição por quase três meses, o Palmeiras se vê em uma situação complicada para alcançar o título. Além de ter de vencer o Botafogo, o time de Muricy ainda torcerá contra Flamengo e Internacional, times que estão à sua frente na tabela. Por isso, a conquista de uma vaga no principal torneio sul-americano virou uma obrigação. Principalmente depois do clima tenso que o time vive com os torcedores.

- Temos de estar focados. Se eles (botafoguenses) não ganharem vão para a Segunda Divisão. No nosso caso, podemos perder o título e a vaga para a Libertadores. E ficar fora seria um ano jogado no lixo. Eu consigo me focar e vou tentar ajudar aqueles que estão preocupados com as coisas extracampo que podem atrapalhar o time.

Para o jogo com o Alvinegro, o Palmeiras terá o retorno de Pierre e Armero, que estavam suspensos pelo terceiro cartão amarelo contra o Atlético-MG. Assim como na partida contra o Galo, Muricy deve usar novamente a sua zaga titular, com Maurício Ramos e Danilo, podendo usar Edmílson como um terceiro zagueiro, caso necessário. Deyvid Sacconi deve ganhar nova oportunidade ao lado de Cleiton Xavier na armação das jogadas, e Diego Souza pode continuar como parceiro de Vagner Love no ataque.