Total de visualizações de página

'Interferência' de outros clubes é alvo de reclamação do presidente do Botafogo

Mauricio Assumpção fala do panorama alvinegro para 2010, mas ressalta a dificuldade para contratar porque rivais acabam atravessando negociações

Richard Souza

    O presidente do Botafogo, Mauricio Assumpção, após uma 'pelada' de amigos em Copacabana

No vai e vem do mercado da bola, o Botafogo está vendo seus rivais largarem na frente neste fim de ano. Alguns jogadores já deram adeus - como o zagueiro Juninho, que se transferiu para o Samsung Bluewings, da Coreia do Sul; e o atacante Reinaldo, dispensado - e outros ainda não sabem se continuam ou não em General Severiano - casos, por exemplo, do meia Renato e do atacante André Lima. Mais do que isso, o Alvinegro confirmou apenas um reforço para 2010: o meia Renato Cajá, que despontou na Ponte Preta e nesta temporada teve poucas chances no Grêmio.

Nesta terça-feira, o presidente Mauricio Assumpção deu um panorama de a quantas anda o Glorioso para a próxima temporada. Entre caras novas quase confirmadas e o trabalho para renovar com alguns conhecidos da torcida, o dirigente resumiu o porquê da demora: na hora de colocar o acordo no papel, chega outro clube tentando impedir a transação.

- O jogador está fechado com o clube, mas aí um outro oferece mais, e nós temos de retomar a negociação. Mas o elenco estará praticamente fechado na reapresentação (no dia 4 de janeiro) - diz o presidente, controlando a ansiedade e a insatisfação com as constantes interferências. - Ano passado não havia dinheiro nem credibilidade. Hoje, apesar de o mercado estar pior, tenho melhores condições para sentar à mesa e conversar.

Assumpção - que no fim da tarde desta terça participou de um "amistoso" contra o América do Lido, campeão carioca de futebol de areia, na praia de Copacabana - demonstrou otimismo em anunciar ao menos um nome antes do Natal. E seria o de Ewerton, que disputou o Brasileirão pelo Barueri. O presidente, inclusive, fez coro com o técnico Estevam Soares, que no último domingo pediu calma à torcida ao dizer que três de cinco nomes estavam muito próximos de um acerto, e o clube faria o anúncio em 48 horas.

- O prazo do Estevam vence amanhã (quarta-feira). Estou confiante, apesar de os caras estarem tentanto atravessar - afirmou ele, referindo-se diretamente ao Fluminense. - E ainda estamos negociando com um atacante de área, mas é sigilo absoluto. Chegamos a conversar com o Herrera (ex-Grêmio), mas é muito caro.

Além de Ewerton, o volante Somália, do América-RN, é outro que tem grandes chances de vestir a camisa do Botafogo em 2010. Entre os jogadores, o Alvinegro e os futuros ex-clubes já está tudo certo, faltando apenas a assinatura dos respectivos contratos - curiosamente, o Tricolor das Laranjeiras também está atrás do jogador da equipe potiguar.

Clube deseja permanência de Renato e André Lima

Assumpção só volta a falar de quem já teve seu nome veiculado, como o lateral-esquerdo Márcio Azevedo, que teria seus direitos econômicos adquiridos pela Companhia de Participações Esportivas (CPE), empresa que trabalha como fundo de investimentos para o clube. Para fechar negócio falta o "sim" do Atlético-PR - o atleta e o Botafogo já se entenderam.

O mandatário confirma ainda que o zagueiro Antônio Carlos, que já vestiu as camisas do Tricolor carioca e do Furacão, ainda está na pauta, mas Durval foi descartado por causa do alto valor - o clube ainda tentará a contratação de um outro defensor. Do atual elenco, o meia Renato e do atacante André Lima ainda fazem parte dos planos.

- Temos interesse em manter o Renato, mas não podemos fazer loucuras. Depende da vontade dele, se vai aceitar as condições que podemos oferecer - revela Assumpção, que também torce por um final feliz com o camisa 9. - Cheguei para o André e disse que o Estevam quer a sua permanência. Ele vai se tratar conosco (recupera-se de cirurgia no joelho esquerdo) até o dia 31 (de dezembro), mas tem uma pendência com o Hertha Berlim. Se resolver com o clube (alemão), vamos sentar e negociar.

O atacante Léo Guerreiro, do Botafogo-DF, trocará a filial pela matriz, mas será emprestado imediatamente ao Boavista. Situação parecida com a de Laio. Revelado nas divisões de base do Glorioso, ele será negociado por empréstimo para outro clube.