Total de visualizações de página

JOIA 2010: Caio faz caminho inverso em busca de sucesso no Botafogo

Com ousadia elogiada por comissão técnica, atacante de 19 anos é aposta do Alvinegro na temporada de 2010

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro



Atualmente, é cada vez mais comum jovens atletas deixarem seus clubes rumo ao futebol estrangeiro sem sequer terem atuado como profissionais no Brasil. No entanto, uma das grandes apostas do Botafogo para 2010 fez o caminho inverso. O atacante Caio, de 19 anos, que iniciou a carreira nos Estados Unidos, será integrado oficialmente ao grupo alvinegro a partir da próxima temporada.

Em 2001, Caio foi morar com os pais na cidade de Boston, e logo ganhou destaque atuando na equipe de futebol do seu colégio. Mas cinco anos depois, quando se preparava para um futuro promissor no esporte dos Estados Unidos, decidiu voltar ao Brasil para realizar o sonho de ser um profissional.

- Tive convites das seis melhores universidades dos Estados Unidos para ganhar bolsa de estudos e jogar futebol. Mas em 2006 retornei ao Brasil, largando um futuro certo para cumprir um objetivo que sempre tive. Felizmente está dando tudo certo, pois defendo o Botafogo, um dos maiores clubes do mundo. Tenho certeza de que esta será minha casa por muito tempo - disse.

Depois de um breve período no São Paulo, Caio foi para o Volta Redonda, se destacando após ser o artilheiro do Campeonato Carioca Juvenil de 2007. O atacante começou a chamar a atenção do Botafogo por seu desempenho pelos profissionais do Voltaço no segundo turno do Campeonato Carioca de 2009, aos 17 anos. O Alvinegro o contratou em maio deste ano para reforçar sua equipe de juniores. Em novembro, o clube anunciou ter feito um contrato de cinco anos com o jogador.

- Quando cheguei ao Botafogo fiquei muito feliz, mas surpreso, pois o Volta Redonda não oferecia as melhores condições de trabalho. Por isso demorei a me adaptar nos juniores. Tive dificuldades porque não conhecia o grupo e a bola não chegava em mim. Mas agora estou feliz, pois terminei o ano da melhor maneira possível.


Ainda pelos juniores do Botafogo, Caio enfrenta seleção sub-20 Nas duas últimas semanas da temporada, Caio foi integrado à equipe profissional do Botafogo, até ser relacionado para o banco de reservas na partida contra o Palmeiras, que determinou a permanência da equipe na Série A do Campeonato Brasileiro. O atacante, entretanto, sonha dar alguns passos adiante no ano que vai começar.

- Mantenho os pés no chão, mas espero ter oportunidades pelo Botafogo no Campeonato Carioca. Mas sei que vou precisar trabalhar muito para isso - reconheceu ele, que fez sua despedida dos juniores no último Campeonato Brasileiro Sub-20.

Caio passou a ser integrado aos profissionais depois de ser observado por Gérson Sodré, auxiliar do técnico Estevam Soares. Ele mostrou-se impressionado com a ousadia do garoto de 19 anos.

- Gostei muito da movimentação do Caio. É um atacante que atua nas beiradas do campo, com habilidade e que dificilmente perde a bola. Além disso, tem bom passe e conclusão a gol. Mostrou ser um jogador diferente, e por isso ele foi puxado para os profissionais. Mas lógico que ainda precisa evoluir em alguns aspectos, e vamos trabalhá-los durante o ano - explicou Sodré.

O próprio jogador diz quem é sua maior fonte de inspiração:

- Não tenho medo de ir para cima, e acho que isso é raro nos jogadores atuais. Minha inspiração é o Nilmar, um jogador de alto nível.