Total de visualizações de página

Psicóloga afirma que Fogão está com a cabeça boa para 2009

Maíra Ruas confia no seu trabalho: ‘O grupo foi renovado e o ranço de 2008 não vai atrapalhar nesta temporada’

Leandro Menezes
Rio de Janeiro




Uma das novidades do Botafogo para a temporada 2009 foi a contratação de uma psicóloga para trabalhar com o futebol profissional do clube. E nada melhor do que aproveitar um profissional que já estava no Alvinegro e que já sabe muito o que acontece dentro do Botafogo.

Maíra Ruas, de 26 anos, estava há duas temporadas trabalhando o aspecto emocional das divisões de base do clube e foi incorporada à comissão técnica no início de 2009Ela garante que o elenco não vai sofrer do mesmo mal que teve no ano passado.

- Não posso garantir que com a presença de um profissional de psicologia tudo aquilo que aconteceu pudesse ser evitado. Mas tenho a certeza de que este grupo, por ter sido muito renovado, não será atrapalhado pelo ranço do ano passado – explicou Maíra Ruas.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista coletiva concedida pela psicóloga no treino desta sexta-feira, no Engenhão.

Início do trabalho
Comecei o meu trabalho fazendo uma avaliação do grupo e traçando o perfil psicológico de cada jogador. Neste início o melhor a se fazer e trabalhar cada um individualmente. Este grupo é jovem com muita vontade de vencer. Isso ajuda o nosso trabalho fora das quatro linhas.

Experiências ruins do passado -
Posso garantir que o que aconteceu no ano passado não vai afetar em nada este grupo do Botafogo. O ranço de 2008 não vai atrapalhar. Muitos jogadores foram contratado e tantos outros deixaram o clube. Os poucos que ficara são experiente já, casos de Alessandro e Leandro Guerreiro, e estamos dando uma atenção especial para eles neste começo.

Importância da psicologia no futebol
- O jogador precisa saber que o trabalho da psicóloga e tão importante quanto o do preparador físico. Enquanto eu cuido da parte emocional dele, o preparador físico toma conta da forma dos atletas. Todos devem saber que os psicólogos não são para malucos e que o resultado acontece em médio e longo prazo.