Total de visualizações de página

Juninho esquece má fase no São Paulo e está pronto para levantar a taça


Capitão admite que é difícil controlar a ansiedade para a final


Thiago Lavinas Rio de Janeiro

Alexandre Cassiano/O Globo
Juninho não vê a hora de levantar a taça


Neste domingo, Juninho pode levantar a Taça Guanabara. O Botafogo faz a final contra o Resende, no Maracanã, e entra em campo como favorito. Após uma temporada difícil no São Paulo, o zagueiro reencontrou o bom futebol com o clube carioca.


- No São Paulo tive muitas lesões, muitos problemas físicos. Isso me atrapalhou muito. E eles também contrataram outros zagueiros ao longo do ano. Aí ficou difícil ganhar ritmo e voltar bem.


Aqui no Botafogo já conhecia o clube, o clima é muito bom para mim. Mas não recuperei o prazer de jogar porque nunca perdi isso. Juninho garante que o grupo alvinegro não entrou no clima de já ganhou. Recentemente, o Alvinegro não tem dado espaço para as zebras. O Botafogo tem feito jogos decisivos contra clubes de menor expressão nos últimos anos no Campeonato Carioca. E levado a melhor.


Em 2007, o time foi campeão da Taça Rio em cima do Cabofriense. Em 2006, o clube conquistou a Taça Guanabara após vencer o Americano, na semifinal, e o América, na decisão. Depois, o título carioca veio em cima do Madureira. O último fracasso alvinegro contra clubes menores em uma fase decisiva do Carioca ocorreu em 2005, quando o time perdeu para o Americano na semifinal da Taça Guanabara.


- A receita para isso é o respeito que temos com as equipes de menor porte. A gente sabe que para vencer precisa correr muito. Assim vamos ter sucesso. Precisamos entrar em campo ligados. Não podemos nos descuidar da marcação e nem pensar que vamos vencer a qualquer momento. Sem a bola todo mundo tem que marcar.


E com ela impor o nosso ritmo de jogo. Capitão do time e jogador responsável por levantar a taça caso o Botafogo conquiste o título, Juninho admite que é difícil controlar a ansiedade nestas horas que antecedem a decisão.


- É complicado. Ainda bem que o jogo está em cima. Contra o Fluminense foi muito pior porque passamos dez dias treinando. O tempo foi muito maior. Para o zagueiro, o rápido sucesso do time se deve muito ao técnico Ney Franco.


- O Ney Franco conhece muito bem o grupo. Ele indicou as contratações a dedo. Juninho aposta que a conquista da Taça Guanabara será apenas o primeiro passo. O capitão vê um futuro promissor para o atual elenco. - Se continuar neste ritmo temos tudo para fazer uma grande temporada.