Total de visualizações de página

Experiência no 'Resende mineiro' faz Ney Franco alertar contra a zebra na decisão



Técnico que comandou o Ipatinga no título estadual de 2005 lembra mobilização dos times pequenos numa final como a deste domingo

Gustavo Rotstein
Rio de Janeiro

Alexandre Cassiano/O Globo


Ney Franco não se cansa de bater na mesma tecla: respeito ao Resende, que tem qualidade É cada vez mais comum as equipes de menor expressão surpreenderem os grandes em decisões. E o Botafogo conta com um exemplo vivo de que não se pode menosprezar o Resende, adversário da final da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, neste domingo, às 16h. Ney Franco era o treinador do Ipatinga que conquistou o título do Campeonato Mineiro de 2005, vencendo o Cruzeiro na decisão.

Desde a classificação para a final, Ney Franco tem batido nesta tecla e usado a sua experiência no comando de um time pequeno para inserir no grupo a filosofia que vem sendo adotada pelo Resende neste momento.

- Vencemos o Cruzeiro no Mineirão diante de 70 mil pessoas. Aquele time do Ipatinga tinha qualidade técnica, e conseguimos mobilizar os jogadores. O Resende também possui essa característica. O futebol tem muitos casos como esse. Por isso estamos trabalhando muito, passando ao grupo todas as informações sobre o adversário. Não podemos ser surpreendidos - observou o treinador.

Ney Franco também quase viveu o outro lado da moeda. Em 2007, comandou o Flamengo na final da Taça Guanabara, contra o Madureira, quando o primeiro turno era decidido em duas partidas. Na primeira, o Rubro-Negro perdeu por 1 a 0, mas fez 4 a 1 no jogo decisivo.