Total de visualizações de página

Carnaval em preto e branco no Maracanã: Fogão elimina o Tricolor e está na decisão


Botafogo vence o Fluminense e fica com a vaga na final da Taça Guanabara

Gol único de Fahel, de cabeça, classifica o Alvinegro para enfrentar o Resende, domingo, no Maracanã



Leandro Menezes Rio de Janeiro



A quarta-feira foi de cinzas para o Fluminense e de muita festa para o Botafogo.


O Alvinegro comemorou o seu carnaval de forma atrasada com a vitória por 1 a 0, sobre o Tricolor, nesta noite, no Maracanã, e se classificou para a final da Taça Guanabara. Na disputa pelo título do primeiro turno, o Botafogo enfrentará o Resende, domingo, às 16h, também no Maracanã.


No duelo dos treinadores, Ney Franco levou a melhor sobre René Simões. O esquema 3-6-1 utilizado pelo time alvinegro, com três volantes de marcação, bloqueou a subida dos laterais tricolores. O meio-de-campo ficou muito congestionado e Thiago Neves e Conca não tinham espaço no gramado.



O primeiro tempo começou e logo no minuto um o Fluminense teve uma grande chance para abrir o placar. Everton Santos tocou de cabeça para Thiago Neves.


Ele recebeu livre de marcação, ajeitou o corpo e chutou, mas o zagueiro Emerson se recuperou e tocou a bola para escanteio. Refeito do susto, o Botafogo passou a dominar a partida e perdeu três grandes oportunidades.


Aos sete, Reinaldo aproveitou a sobra de bola na entrada da área e chutou para boa defesa de Fernando Henrique. Dois minutos depois, Alessandro encontrou Maicosuel dentro da área, que finalizou forte para Fernando Henrique salvar novamente.


Aos 11, novamente Reinaldo. Ele girou em cima da defesa tricolor, mas chutou fraco, rasteiro, à direita do gol do Fluminense. Depois disso, a partida teve uma queda na parte técnica com muitos erros de passes. O Fluminense tentava chegar ao gol alvinegro com lançamentos, mas sem êxito. A partir dos 23 minutos, o jogo voltou a ficar movimentado, quando Léo Silva arriscou de longa distância.


Aos 28, Conca dominou a bola e chutou de canhota assustando o goleiro Renan. A resposta alvinegro veio em seguida, aos 29, com Maicosuel driblando dois zagueiro, mas finalizando sem perigo. No minuto seguinte, Everton Santos matou no peito e cruzou de bicicleta. Conca entrou rápido no meio da defesa e cabeceia por cima do travessão.


O Botafogo dominou os cinco minutos finais e quase abriu o placar depois de uma falha bisonha de Mariano. Reinaldo tomou a bola, avançou livre e chutou. Fernando Henrique brilhou novamente e defendeu. Aos 42, não teve jeito. Maicosuel cobrou escanteio e Fahel desviou de cabeça para fazer o primeiro gol do Botafogo na partida.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças e com o Fluminense buscando mais o gol de empate. O Botafogo tentava explorar os contra-ataques, mas sem conseguir. Aos dez minutos, o Tricolor quase empatou. Thiago Neves lançou Leandro Amaral pela direta de ataque. Ele avançou e chutou rasteiro, para boa defesa de Renan. No rebote, ele cabeceou e a bola foi para fora.

Aos 21 minutos, Everton Santos chutou forte e Renan espalmou a bola para escanteio salvando o Botafogo de sofrer o gol de empate. O técnico Ney Franco foi obrigado e mexer duas vezes no time por causa de problemas médicos. Dois jogadores importantes deixaram o gramado de maca: o meia Maicosuel e o volante Leandro Guerreiro. Eles foram substituídos por Lucas Silva e Túlio Souza, respectivamente, em um espaço de seis minutos.

Os últimos dez minutos foram praticamente de ataque do Fluminense contra a defesa do Botafogo. Com Roger, Leandro Bomfim e Tartá em campo, nas vagas de Leandro Amaral, Conca e Diguinho, o time tricolor arriscou com chutes de longa distância, cruzamentos sobre a área, mas nada de a bola entrar. A última chance foi um escanteio e Fernando Henrique foi para a área. A bola sobrou para ele no rebote, mas ele não conseguiu finalizar. A torcida do Botafogo deixou o Maracanã chamando o Fluminense de freguês e comemorando a vaga na final da Taça Guanabara.

Ficha técnica:
FLUMINENSE 0 x 1 BOTAFOGO



Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho (Tartá), Thiago Neves e Conca (Leandro Bomfim); Everton Santos e Leandro Amaral (Roger).



Renan; Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro (Túlio Souza), Fahel, Leo Silva (Batista), Maicosuel (Lucas Silva) e Thiaguinho; Reinaldo.



Técnico: René Simões.
Técnico: Ney Franco.



Gols: Fahel, aos 42 minutos do primeiro tempo.



Cartões amarelos: Edcarlos, Fabinho, Diguinho, Tartá, (Fluminense); Léo Silva (Botafogo). Cartão vermelho: não teve



Estádio: Maracanã. Data: 25/02/2009. Árbitro: Péricles Bassols
Auxiliares: Marco Aurélio Pessanha e Jorge Luís Campos.



Renda: R$ 687.929,00
Público pagante: 36.848 Público presente: 39.622