Total de visualizações de página

Botafogo e Fluminense se enfrentam atrás da vaga na final da Taça Guanabara

Alvinegro entra em campo com apenas um atacante: Reinaldo. Tricolor aposta na genialidade de Thiago Neves e Conca

GloboEsporte.com
Rio de Janeiro

Botafogo e Fluminense evitam falar em uma final antecipada da Taça Guanabara. Mas o clima entre os torcedores é esse. Afinal, o vencedor do duelo desta Quarta-feira de Cinzas, às 22h, no Maracanã, vai dar um passo muito grande para a conquista. Do outro lado, quem já está garantido na decisão é o Resende, que surpreendeu o Flamengo na primeira semifinal.

A rivalidade entre os dois clubes cresceu bastante nos últimos anos. Principalmente com a superioridade alvinegra. O Tricolor não vence o duelo em jogos do Campeonato Carioca há quatro anos. A última vitória ocorreu em março de 2005: 4 a 0, com gols de Fabiano Eller, Gabriel, Juninho e Alex.

No ano passado, o Botafogo eliminou o Fluminense nos dois turnos do Campeonato Carioca. Na semifinal da Taça Guanabara, vitória alvinegra por 2 a 0. E na decisão da Taça Rio, novo triunfo do Botafogo, desta vez por 1 a 0.

Nos últimos dez confrontos entre os clubes, o Botafogo venceu cinco, aconteceram quatro empates e o Fluminense só ganhou um.

O Botafogo teve uma melhor campanha na fase de classificação. Apesar de ter ficado em segundo lugar no Grupo B, o time marcou 16 pontos (cinco vitórias, um empate e uma derrota). Já o Fluminense foi o primeiro no Grupo A com a punição e perda de seis pontos do Vasco. Mas com apenas 11 pontos (três vitórias, dois empates e duas derrotas). Se o clássico terminar empatado no tempo normal, a decisão da vaga será nos pênaltis.


Ney Franco nega que o time vai ser defensivo




O Botafogo perdeu o atacante Victor Simões, que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda, para o clássico. Por isso, Ney Franco resolveu reforçar a marcação no meio-campo. O treinador escalou três zagueiros - Emerson, Juninho e Wellington - e adiantou Leandro Guerreiro, que vinha atuando mais recuado, para o meio-campo. Reinaldo joga sozinho na frente, com Maicosuel se aproximando mais do ataque.

Ney Franco nega que a escalação seja defensiva. E aposta em um clássico bem equilibrado nesta quarta-feira.

- O futebol brasileiro tem que esquecer esse pensamento de que quando um time joga com três zagueiros ele vai ser defensivo. No 4-4-2, são quatro jogadores atrás. E no 3-5-2 são apenas três e mais gente no meio-campo, ou seja, mais perto do ataque. Posso tiver que nosso time vai ser muito competitivo. E não será defensivo - disse o treinador.

Sem Victor Simões e com a volta do capitão Juninho na defesa, a preocupação de Ney Franco foi armar um esquema para tirar os espaços de Conca e Thiago Neves, dois jogadores considerados essenciais pelo treinador para o Fluminense.

- O Botafogo precisou se ajustar na forma de jogar por causa do desfalque do Victor Simões. Mas acho que as duas equipes não tem muito para esconder na parte tática. Neste esquema, nossa equipe está muito competitiva, equilibrada em todos os setores.

A esperança de gols cai sobre Reinaldo. O atacante, que fez um gol em cima do Fluminense na final da Taça Guanabara de 2001, quando defendia o Flamengo, espera dificuldades no duelo com os zagueiros tricolores.

- O Edcarlos e o Luiz Alberto são jogadores técnicos e rápidos. Além disso, são muito bons pelo alto. Será bem complicado enfrentá-los - disse o atacante.

Maicon é dúvida no Tricolor




O Fluminense chega para a semifinal da Taça Guanabara empolgado com a virada histórica que conseguiu no primeiro turno do Campeonato Carioca. Depois de duas derrotas para times pequenos, Cabofriense e Duque de Caxias, o Tricolor chegou a ficar com apenas 6% de chance de conseguir a classificação.

Mas os jogadores desafiaram a matemática, emplacaram três partidas invictas na competição, sendo duas vitórias (Americano e Tigres) e um empate (Vasco), e se classificaram em primeiro lugar no Grupo A, com 11 pontos. O time foi beneficiado com a perda de seis pontos do Vasco para terminar na liderança. Se o rival não tivesse perdido os pontos, o Tricolor teria se classificado com a segunda melhor campanha do grupo.

Durante a semana, muito se falou sobre o que poderia ser uma final antecipada da Taça Guanabara este Clássico Vovô, já que o Resende eliminou o Flamengo na outra semifinal. Mas o meia Thiago Neves, um dos destaques do time, fez questão de elogiar o Gigante do Vale.

- O vencedor desta partida de quarta-feira não pode se considerar o virtual campeão da Taça Guanabara só porque vai enfrentar o Resende na final da competição. Se o adversário está lá é porque teve méritos para conquistar esta condição. A vitória deles contra o Flamengo, no Maracanã, é prova disso. Sabemos que vamos ter uma partida complicada contra o Botafogo e, se vencermos, uma outra mais difícil ainda na decisão – disse Thiago Neves.

Para este confronto decisivo, o técnico René Simões tem apenas uma dúvida: o atacante Maicon. Ele ainda se recupera de uma lesão no tornozelo direito e não participou do treinamento realizado na véspera da semifinal. Caso não seja liberado pelo departamento médico, o experiente Leandro Amaral ganhará mais uma chance no comando do ataque tricolor.

- Vamos esperar o Maicon até a hora do jogo. Não é uma lesão muscular, mas de tornozelo, o que facilita a recuperação em um espaço de 24 horas. Se ele não jogar, Leandro Amaral está pronto para entrar no time – disse René Simões.

BOTAFOGO FLUMINENSE

Renan; Emerson, Juninho e Wellington; Alessandro, Leandro Guerreiro, Fahel, Leo Silva, Maicosuel e Thiaguinho;

Reinaldo Fernando Henrique; Mariano, Luiz Alberto, Edcarlos e Leandro; Fabinho, Diguinho, Thiago Neves e Conca; Everton Santos e Maicon (Leandro Amaral)

Técnico: Ney Franco
Técnico: René Simões

Estádio: Maracanã.

Data: 25/02/2009.

Horário: 21h50min.

Árbitro: Péricles Bassols (RJ)

Auxiliares: Marco Aurélio Pessanha e Jorge Luís Campos

Transmissão: O Premiere, pelo sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir de 21h35min
(horário de Brasília).