Total de visualizações de página

Clube alvinegro e o meia Maicosuel são denunciados pela Procuradoria do TJD-RJ

Por incidentes diante do Friburguense, Botafogo pode perder de um a dez jogos de mando, e camisa 10 corre o risco de ficar até 540 fora dos campos

GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro




Enquanto os jogadores se prepararam para a semifinal da Taça Guanabara, contra o Fluminense, na Quarta-Feira de Cinzas, às 21h50m, no Maracanã, o departamento jurídico do Botafogo já tem com o que se preocupar.


O clube foi denunciado pela Procuradoria do TJD-RJ no artigo 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), mais precisamente no parágrafo 2º (caso a invasão ou o lançamento do objeto seja feito pela torcida da entidade adversária, sofrerá esta a mesma apenação).


Isso porque uma garrafa foi arremessada no gramado na goleada de 5 a 1 sobre o Friburguense, no dia 12 de fevereiro, no estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.


O objeto, que partiu do setor onde estava a torcida alvinegra, pode render ao Glorioso a perda de até dez mandos de campo, além de multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil. O fato foi relatado na súmula pelo árbitro Eduardo José Araújo, que descreveu que uma garrafa de plástico foi arremessada em direção ao auxiliar Cláudio Batista Ribeiro durante o segundo tempo da partida. O julgamento está marcado para 2 de março, um dia depois da final do primeiro turno do Campeonato Carioca. As informações são do site Jutiça Desportiva.


O Friburguense, no entanto, também terá de responder pelo artigo 213, mas no que consta no parágrafo 1º (incide nas mesmas penas a entidade que, dentro de sua praça de desporto, não prevenir e reprimir a sua invasão bem assim o lançamento de objeto no campo ou local da disputa do evento desportivo). As penalidades são as mesmas que podem ser impostas ao Botafogo.

Expulsão de Maicosuel também está na pauta

E as duas equipes têm mais problemas. Maicosuel, do Botafogo, e Cássio, do Friburguense, foram denunciados pela expulsão no mesmo jogo.

Os dois trocaram agressões aos 31 minutos do segundo tempo (assista ao lance no vídeo acima), mas o camisa 10 alvinegro levou a pior e terá de responder nos artigos 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo), que prevê de 120 a 540 dias de suspensão, e 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, em relação a componente de sua representação, representação adversária ou de espectador), cuja pena vai de um a dez jogos.


Cássio foi denunciado apenas no artigo 253 do CBJD, mas o time de Nova Friburgo terá mais um de seus jogadores correndo risco de ficar fora por algumas partidas. Expulso depois de uma entrada por trás no zagueiro do Botafogo Emerson, Crispin responderá pelo artigo 254 (praticar jogada violenta). A pena é de dois a seis jogos.


O julgamento dos três atletas também acontece em 2 de março, o que dá condições legais a Maicosuel para enfrentar o Fluminense na Quarta-Feira de Cinzas e, caso o Alvinegro saio vitorioso, e também o Resende no domingo seguinte, na decisão da Taça GB do Estadual.